/ Notícias / Projeto sustentável da Arquitetura pode resultar em moradia popular
Projeto sustentável da Arquitetura pode resultar em moradia popular
17.05.2012 | 09:53 | #arquitetura-e-urbanismo
Projeto sustentável da Arquitetura pode resultar em moradia popular
Ser criativo, ajudar e aprender. É assim que o aluno da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cássius Baumgarten, está desenvolvendo sua ideia “Habitação Pallet”, do Projeto de Extensão em Habitação de Interesse Social do curso de Arquitetura e Urbanismo. A intenção é construir casas sustentáveis a partir do aproveitamento do "pallet" – material de madeira que é dispensado após seu uso em fábricas de diferentes setores.

O protótipo da Habitação Pallet já está sendo construído no pátio Campus I da UCPel, próximo à capela. Segundo o idealizador do projeto, a ideia surgiu a partir das atividades da Extensão. “Ano passado fizemos uma visitação e passamos a tarde no bairro Dunas Fundos, trabalhando e observando as casas de lá. Com as crianças em nossa volta, ajudando e brincando, fiquei chocado com as condições habitacionais e voltei para casa com uma ideia na cabeça: projetar uma casa melhor para essas pessoas”, conta Cássius.

O estudante, na época, trabalhava em uma empresa e atentou à possibilidade de usar os "pallets" dispensados como matéria-prima para a construção de casas. “Os pallets eram descartados frequentemente e foi aí que surgiu a ideia toda”. Com 42m², a construção, que inclusive tem o seu mobiliário interno feito de pallets, será estudada quanto a sua vulnerabilidade, temperatura e isolamento acústico, além de outros fatores que sejam determinantes para a implementação das casas no Loteamento Dunas, onde projetos do curso de Arquitetura são executados.

Para o professor da UCPel Noé de Mello, coordenador do projeto Habitação de Interesse Social, a ideia de Cássius é inovadora. “O que mais me chamou atenção na ideia dele foi o fato de a obra ser sustentável e construída a partir do reaproveitamento de materiais”, conta.

No fim deste mês, começam os estudos na Habitação Pallet. A ideia, no primeiro momento, é contemplar uma família do Dunas Fundos e, gradativamente, ajudar outros moradores do local. Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Ecologia também estão envolvidos no projeto, o que estimulou ainda mais Cássius. “Estou trocando experiências com outras áreas e está sendo muito interessante”, completou.