/ Notícias / Projeto Salvar treina agentes comunitários para primeiros socorros
Projeto Salvar treina agentes comunitários para primeiros socorros
24.06.2021 | 16:57 | #medicina #enfermagem
Projeto Salvar treina agentes comunitários para primeiros socorros

Com máscaras, respeitando o distanciamento social e todos os protocolos de prevenção ao coronavírus, os agentes comunitários e os profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pestano tiveram uma tarde de trabalho diferente, nesta quinta-feira (24).O grupo participou de uma capacitação com foco no  atendimento de emergências, realizada por  alunos e professores do projeto de extensão Salvar da Universidade Católica de Pelotas( UCPel).

Depois de mais de um ano com atividades remotas, a ação na unidade de saúde foi a retomada presencial do projeto que une os cursos de Enfermagem e Medicina da UCPel. Quatro estudantes, com a supervisão da professora Samanta Maagh, coordenadora do Salvar juntamente com a professora Ana Cristina Kraemer, ensinaram como identificar uma parada cardiorrespiratória e realizar o suporte básico de vida à equipe da UBS, em especial aos agentes comunitários. “Eles também esclareceram dúvidas relacionadas a primeiros socorros porque  são o elo da unidade básica com a comunidade. Muitas vezes são os primeiros a chegar quando um paciente passa mal na rua, tem um desmaio, um mal súbito, além de serem multiplicadores de informação entre os moradores do local”, afirma a coordenadora.

O treinamento

Os agentes puderam treinar o atendimento em simuladores - manequins para compressões cardíacas e desobstrução de vias aéreas, que pertencem ao Laboratório de Simulação Realística (Sim Lab)  da Católica. A capacitação ajudou a solucionar as dúvidas e preparou o agente, Alex Roberto Cavalheiro, para uma possível emergência. “Aprendi a fazer o manejo de quem está caído,  agora sei como ajudar alguém caído na rua, por exemplo”.

Conhecimento salva vidas

A capacitação na UBS foi proposta pela residente em Medicina de Família e Comunidade da UCPel, Luisa Barin Menezes, que atua na unidade. Ao fazer um curso sobre emergências percebeu a necessidade de preparar, principalmente, os agentes comunitários para agirem da forma correta no momento de prestar socorro. “Procurei os professores para pedir os bonecos (simuladores) emprestados para realizar esse treinamento e descobri o Salvar. A capacitação é muito importante, afinal conhecimento salva vida”, relata a  residente, ao elogiar o empenho dos agentes em aprender as técnicas de socorro.

Projeto Salvar

O projeto Salvar é uma ação extensionista da UCPel voltada para o ensino de manobras de ressuscitação  de suporte básico de vida. Até o início da pandemia do coronavírus a iniciativa  tinha como público alvo os estudantes, por isso era executada apenas nas escolas. Em 2021 o projeto está sendo retomado com ampliação para as equipes da Unidades Básicas de Saúde interessadas em receber a capacitação.

Redação: Alessandra Senna