/ Notícias / Projeto Redes de Cooperação cria novas redes na região
Projeto Redes de Cooperação cria novas redes na região
30.08.2022 | 18:06 | #edr
Projeto Redes de Cooperação cria novas redes na região Projeto busca aproximar empresas dos setores de Agroindústria, Aves Livres e Gaiola e Moveleira (Foto: Divulgação - UCPel)

Formar novas redes de cooperação na região. É com esse objetivo que o projeto Redes de Cooperação, vinculado ao Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do governo do Estado, visa aproximar empreendedores de um mesmo segmento para que possam atuar de maneira conjunta.

Atualmente, o projeto está buscando aproximar empresas do setor de Agroindústria, Aves Livres de Gaiola e Moveleira, para que sejam criadas na região redes para esses segmentos, capazes de desenvolver a Zona Sul e fortalecer pequenas e médias empresas. 

Até agora, após reunir recentemente mais de 50 empresas da região em um evento no Parque Tecnológico, o projeto conseguiu iniciar a formação das redes de Agroindústrias e de Aves Livres de Gaiola. A rede Moveleira continua em prospecção.

De acordo com a supervisora do projeto, Cristiane Tunes, a formação dessas redes é uma forma mais moderna de organização de pequenas e médias empresas, em que é permitido aproximar empreendedores de um mesmo segmento. “Dessa forma, o projeto possibilita uma atuação conjunta para a superação das fragilidades inerentes às empresas. Ao mesmo tempo, fica mantida a individualidade e autonomia decisória de cada uma”, conta. 

O projeto

O Redes de Cooperação é desenvolvido e operacionalizado através de convênios entre o governo do Estado e universidades regionais do Rio Grande do Sul com articulação comunitária em seus territórios de atuação. Coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, o projeto tem como objetivo fomentar a cooperação entre empresas, gerando um ambiente que estimule o empreendedorismo e disponibilizando suporte técnico necessário à formação, consolidação e desenvolvimento das redes. 

Redação: Lizandra Vilela

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?