Projeto que revive Revolução Farroupilha realiza apresentações
18.11.2008 | 00:00
O projeto “Mateando com os Heróis Farroupilhas na Terra do Doce”, assinado por alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realiza hoje (18) duas encenações da peça que faz parte do trabalho. A Escola Doutor Francisco Simões é a primeira a receber a visita dos personagens da época da Revolução Farroupilha, às 14h. Depois será a vez da Escola São Francisco de Assis, às 15h30min.
A proposta é fazer com que os pequenos conheçam a história farroupilha e descubram como os acontecimentos da revolução marcaram e influenciaram a história de Pelotas. No texto escrito pelos acadêmicos, duas damas da sociedade e duas educadoras da época participam de um diálogo com uma jovem da atualidade, proporcionando a troca de informações entre as gerações.
Uma das novidades das apresentações de hoje é a entrada de um novo personagem. O grupo que era composto apenas por alunas agora também conta com um aluno. Na peça ele atua com declamação de poemas. “O grupo está empolgado, estamos com novas idéias. A proposta é fazer com que o projeto se torne um produto turístico da cidade. Há ainda a expectativa de levar a peça para outros municípios”, diz uma das alunas que integra a equipe de trabalho, Fabiane Peres.
A coordenação do projeto é da professora Cristina Porciúncula e a co-coordenação é da professora Elizete Jeske. Participam os alunos Bárbara Nogueira, Fernanda Peres, Gabriela Silva, Mariana Paranhos, Paulo Weber e Simone Viegas.