/ Notícias / Projeto que proíbe venda de bebida alcoólica perto de universidades recebe apoio
31.03.2016 | 16:50 | #institucional
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participou, no dia 23, de reunião no Plenário da Câmara de Vereadores sobre o projeto do vereador Rafael Amaral, que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas nas proximidades de estabelecimentos de ensino superior. Na ocasião, a proposta recebeu vários apoios.
A reunião teve como objetivo discutir a situação enfrentada pela comunidade da UCPel com a presença de jovens comprando e consumindo bebidas alcoólicas, o constante barulho dos carros, a venda e consumo de drogas e a insegurança de estudantes e moradores.

De acordo com o representante do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCPel, Querton Costa, a situação afeta também alunos que têm dificuldade de locomoção. Estudantes que utilizam cadeira de rodas são impedidos de entrar ou sair do prédio por causa da quantidade de pessoas que ficam pelas calçadas.

Chefe de Gabinete da Reitoria da Universidade, o professor Demócrito Primo dos Santos disse que o problema é antigo, e não começa somente ao anoitecer, mas nas primeiras horas da manhã, quando os caminhões começam a descarregar a bebida para os bares. Para ele, a falta de regularidade na fiscalização é um dos fatores que agrava a situação, e, nesse sentido, o projeto de lei se torna importante.

Favorável à discussão do projeto, o promotor Paulo Charqueiro diz acreditar que este é o caminho para uma solução, se não definitiva, pelo menos capaz de minorar os exageros que ocorrem hoje. “O que é mais importante? O que devemos proteger em primeiro lugar? A comunidade que não consegue assistir aula ou quem vai para a rua fazer festa? Não podemos permitir que bares façam a extensão do seu comércio na via pública”, disse.

A proposta recebeu elogios, e houve sugestões de emendas para torná-la mais abrangente.

* Com informações da Câmara de Vereadores de Pelotas