Com o intuito de promover o turismo para quem não tem oportunidade e mostrar o quanto Pelotas é rica em cultura, o Laboratório de Eventos do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou na manhã do dia 13 o Projeto Palmilhar. A atividade levou ao passeio 21 crianças da 1ª série da Sociedade Assistencial Dona Conceição, acompanhados de uma professora e duas funcionárias.
O início do passeio foi num dos principais pontos turísticos de Pelotas, a Praça Coronel Pedro Osório. Lá, os alunos, acompanhados de um guia do projeto, aprenderam histórias e curiosidades sobre os patrimônios ao redor.
Mais tarde, as crianças puderam desfrutar de conhecimento e diversão, quando cantaram músicas infantis criadas pelo aluno do curso de Comunicação Social que integra o Palmilhar, Hermeto Vianna. Além dele, o aluno Felipe Nyland participa como fotógrafo.
Para a professora da Sociedade Assistencial Dona Conceição, Angelita Xavier, este projeto permite que as crianças tenham a oportunidade de viver a história de Pelotas. “Foi muito interessante, pois eles nunca tiveram este contato direto com o patrimônio da cidade", disse.
A última etapa foi a visita na Charqueada São João, onde os pequenos se encantaram com a recepção dos funcionários, que de forma carismática apresentaram o local histórico. "O que mais gostei no passeio foi a Charqueada São João, em especial a Figueira dos pedidos", disse o aluno Eliéser da Rosa.
Segundo a coordenadora do Projeto Palmilhar, professora Cristina Porciúncula, a atividade é multiplicadora de conhecimento. “Enxergamos o papel social do turismo em agregar informação e entretenimento para aqueles que não tem a oportunidade de conhecer a cidade por um novo olhar”, afirmou.
O projeto tem o objetivo de valorizar a história da cidade por meio de um passeio dirigido a crianças de escolas municipais e estaduais, e conta com a parceria do Expresso Quindim e da Charqueada São João.