/ Notícias / Projeto necessita da doação de caixas de leite para ser concluído
Projeto necessita da doação de caixas de leite para ser concluído
Projeto necessita da doação de caixas de leite para ser concluído
O projeto de extensão Casa Pallet, desenvolvido por meio do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) busca uma nova perspectiva de moradia popular no bairro Dunas. A ideia é construir uma nova peça anexa à moradia de uma família do bairro com materiais reciclados, como pneus, embalagens tetra pak, garrafas pet e pallet. No momento, a construção está na etapa de colocação do telhado. Mas, para que o processo seja concluído, o grupo precisa da doação de caixas de leite, material com que é feita a cobertura.

A peça de pallet vem sendo construída desde 2013. De acordo com a bolsista do projeto, Raíza Dittgen, a ideia surgiu na disciplina de Ateliê VI – quando os alunos trabalham a questão da habitação de interesse social – e acabou se tornando projeto de extensão. Na casa, foram realizadas as fundações em pneu, o assoalho em pallet, os módulos com isolamento térmico e acústico e as tesouras do telhado. “A estrutura está praticamente pronta. Falta, apenas, o telhado para, posteriormente, fazermos a pintura e colocarmos as esquadrias”, disse Raíza.

A iniciativa, extremamente digna por oferecer uma moradia de qualidade com a utilização de materiais recicláveis, chama a atenção pela simplicidade de oferecer um lar para pessoas em vulnerabilidade social. Além de Raíza, integram o projeto os alunos Cássius Baumgartem, Guilherme Gonçalves, Carolina Almeida, Frederico Oliveira e Denise Lima e os professores Noé Vega e Ricardo Mendez. Também estão engajados acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da UCPel, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do curso técnico em Edificações do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul).

A Casa das Sete Meninas
A Casa das Sete Meninas, como ficou conhecida a moradia que igualmente está sendo construída com materiais reciclados, também está na fase de construção do telhado. Situado na chamada Região do Pântano, em Pelotas, o local será o lar de uma avó e suas sete netas, que recentemente perderam a mãe. A situação da família mobilizou, além dos moradores da região, os idealizadores do projeto, que decidiram realizar o ultimo desejo da mãe: uma casa para as sete filhas.

Participação
Interessados em participar dos projetos ou contribuir com a doação de caixas de leite para os telhados podem obter informações nas reuniões do grupo, que ocorrem todas as terças-feiras, às 18h30min, no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo Universitário, localizado no prédio C do Campus I da UCPel (rua Gonçalves Chaves, 373). As caixas de leite devem ser entregues vazias e limpas.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?