/ Notícias / Projeto Integrador do curso de Administração incentiva a criação de startups
Projeto Integrador do curso de Administração incentiva a criação de startups
19.09.2023 | 13:32 | #administracao
Projeto Integrador do curso de Administração incentiva a criação de startups

O Projeto Integrador (PI) do curso de Administração da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) incentiva seus alunos a criarem ideias de negócios que atendam demandas do mercado local. Um exemplo é a Entre Gurias, que vem analisando a entrada no mercado através de possível processo de incubação pelo Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul). Outra que já está incubada é a Pure Água Mineral, planejada em uma edição anterior do projeto.

Criada a partir das disciplinas ministradas na graduação, a Entre Gurias é um projeto de aplicativo de intermediação de prestação de serviços de manutenção elétrica e predial, que se diferencia ao focar no público feminino, contratando e atendendo apenas mulheres. Dentre os pontos positivos da ideia está a oferta de oportunidades para as prestadoras de serviços e conforto, segurança e agilidade para seu público-alvo, mulheres residentes de Pelotas.

Já a Pure é uma empresa de água mineral que se destaca nesse mercado oligopólico com uma cadeia de produção sustentável que atrai consumidores preocupados com causas ambientais. Ela também cria parcerias com empresas locais, incluindo pequenos produtores da agricultura familiar, que fornecem pêssegos e bergamotas para a produção de água saborizada, dando visibilidade e renda a elas.

Conforme o coordenador do curso de Administração, professor Fábio Pineiro, o PI contribui para a formação dos estudantes ao oferecer orientação sobre áreas de pertinência social, estimular a interação com a comunidade e stakeholders e possuir uma metodologia que pratica os conteúdos da Unidades de Aprendizagem. “O PI também desenvolve habilidades, promove as capacidades necessárias ao exercício profissional e permite que os estudantes apliquem suas ideias na comunidade, empresas locais e em sala de aula”, avalia o docente.

Projeto Integrador

Um dos diferenciais dos cursos de educação a distância da UCPel é a proposta do projeto integrador, responsável por proporcionar as práticas das disciplinas. Nos encontros presenciais, são trabalhadas as dificuldades inerentes à realidade da profissão escolhida; desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais; habilidades para atuação de modo colaborativo e interprofissional, desenvolvimento de competência, resiliência e humanidade.

Ainda, os encontros contribuem para o conhecimento do mercado de trabalho, duas organizações e especificidades, compreensão das complexidades sistêmicas e as possibilidades inerentes às suas atribuições. O professor Pineiro destaca ainda o desenvolvimento de habilidades analíticas, de planejamento e gerenciamento.

Parceria com o Ciemsul

O Ciemsul recebe indicações de ideias que podem virar negócios dos alunos e professores da UCPel. As melhores ideias que nascem a partir das disciplinas do Projeto Integrador podem ser submetidas para avaliação de incubação. Da mesma forma, pessoas externas à UCPel também podem submeter   propostas, devendo preencher um formulário e participar de entrevista.

Se for aprovado, o projeto passará por um período de pré-incubação de seis meses até 18 meses de incubação. A empresa é então formalizada e têm assessoria para o registro de sua marca ou patente e construção dos planos de negócio e de marketing.

Redação: Inácio Maron