Projeto fotográfico da ECOS vai a Montevidéo
10.08.2007 | 00:00
Uma pesquisa desenvolvida dentro do projeto de extensão Ilha dos Marinheiros, da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (ECOS/UCPel), ganhou proporções internacionais ao ser selecionada para apresentação no 4º Fórum Latino-americano Memória e Identidade, em Montevidéo, em outubro deste ano. O trabalho intitulado “Um Relato Fotográfico com Vistas ao Desenvolvimento Sustentável da Sociedade Ilhéu Documentada” leva a assinatura de uma equipe de quinze alunos da ECOS e será representado no evento pelo acadêmico do 4º semestre, Jandré Corrêa Batista, e o professor coordenador, Carlos Recuero.
O estudo aborda o caso dos produtos hortifrutigranjeiros produzidos na Ilha, desde o plantio até sua comercialização, através de uma seqüência de fotografias. Conforme Batista, a pesquisa é parte de uma das três linhas estudadas pelos integrantes do projeto. Os outros trabalhos são baseados em religiosidade popular e produção de flores. “A idéia é narrar visualmente o cotidiano da Ilha utilizando esta nova forma de discurso. Será uma experiência bem interessante poder mostrar o resultado de nosso trabalho fora do país”, disse o estudante.
Outros seis projetos realizados por diversas escolas da UCPel também participarão do fórum. O evento ocorre entre os dias 25 e 28 de outubro, em Montevidéo, no Uruguai.