/ Notícias / Projeto do curso de Medicina oferece massagem para bebês
Projeto do curso de Medicina oferece massagem para bebês
21.09.2021 | 17:34 | #medicina #enfermagem
Projeto do curso de Medicina oferece massagem para bebês

Uma iniciativa instituída na Unidade Básica de Saúde (UBS) Py Crespo vem demonstrando que a massagem não é uma prática exclusiva para adultos. É isso que evidencia o Projeto Shantala, desenvolvido pelo curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) em parceria com médicos da Residência Médica de Família e Comunidade e equipe assistencial da UBS, que realiza a massagem em bebês como parte de práticas integrativas e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

A shantala é uma massagem milenar indiana que tem o propósito de promover relaxamento aos bebês, podendo ser aplicada a partir do primeiro mês de vida. “Disponibilizamos essa atividade complementar aos pacientes atendidos em nossa UBS, visando qualificar o atendimento em puericultura, bem como proporcionar que mães e familiares possam viver com satisfação e tranquilidade esse momento tão especial”, explica o docente e coordenador do projeto, Alexandre Moch.

Contudo, os benefícios da shantala para o bebê vão muito além do relaxamento. A massagem indiana resulta também em uma melhor qualidade do sono, diminuição das cólicas abdominais, melhora dos sintomas respiratórios e, principalmente, na afirmação do vínculo entre mãe e bebê.

Para a usuária Natania da Silva, a massagem realizada na pequena Laura está contribuindo para a diminuição de cólicas e aumento da qualidade do sono. “Eu estou aprendendo com a equipe da UBS a usar a shantala e vem sendo muito positivo. A Laura só não gosta da massagem nos bracinhos, mas quando eu aplico em outras áreas do corpo dá para ver no rostinho dela a satisfação”, conta.

Atendimentos

Voltado às 85 crianças em acompanhamento de puericultura na UBS, o projeto promove sessões a cada 15 dias até os seis meses de vida dos bebês. O grupo de professores, profissionais e acadêmicos da UCPel é o primeiro a implantar a shantala em uma UBS de Pelotas, um dos únicos locais da cidade a oferecer a prática.

De acordo com o docente, a intenção é expandir o projeto para contar com a participação de integrantes de outros cursos da saúde. “Queremos estimular e capacitar também as mães e pais para aplicarem a técnica em casa, no intuito de obtermos melhores resultados”, conclui.

Todos os envolvidos no processo, acadêmicos, enfermeiros e demais membros da equipe assistencial da UBS, receberam capacitação teórica e prática para realização da massagem. O treinamento foi ministrado pela professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Teila Ceolin.

A UBS Py Crespo fica localizada na rua Marquês de Olinda, 1291. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h. Os telefones para contato são (53) 3223-0823 e (53) 98147-1552 (whatsapp).

Redação: Rafael Mirapalheta