Projeto “Deixa Que Eu Te Conto” entrega literatura em áudio à Escola Louis Braille
26.11.2009 | 15:52
Nada como ouvir uma boa história para despertar a curiosidade e conhecer novos mundos. E nada como João Simões Lopes Neto para a cultura gauchesca. Agora, suas histórias viraram narrativas gravadas em áudio especialmente para o público da Escola Especial Louis Braille, que atende pessoas com dificuldade visual. Estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) gravaram na íntegra o livro “Causos do Romualdo”, que será entregue na Escola no dia 30, às 16h30min.
A iniciativa é fruto do projeto “Literatura em Áudio – Deixa Que Eu Te Conto”, criado pelos estudantes dentro da disciplina Comunicação Comunitária. O projeto foi realizado em uma parceria com o Instituto João Simões Lopes Neto e a Escola Louis Braille, e contou com a orientação da professora Cristina Porciúncula.
Os 21 “Causos do Romualdo” retratados na obra renderam sete CDs, que, além de serem entregues à Escola, serão também doados ao Instituto. Inédita na região, esta ação visa aproximar a cultura gaúcha da realidade dos alunos com dificuldades visuais e também tornar a obra de Simões Lopes acessível a toda a comunidade através de uma outra mídia.
De acordo com os alunos de Comunicação, por possuir cunho socioeducativo, o projeto também redimensiona o papel dos comunicadores na sociedade.
Os alunos envolvidos são Bruno Schuch (que faz a voz de Romualdo), Carolina Silveira, Daiane Madruga, Diego Braga, Kelly Crespo, Luiza Wiener, Rossane Vargas e Tiago Lopes.
A iniciativa contou com o apoio do Estúdio do curso de Tecnologia em Produção Fonográfica da Católica, responsável pela gravação e edição do material. A trilha sonora original foi composta pelo aluno Dione Silveira, também do curso de Produção Fonográfica.