/ Notícias / Projeto de Extensão da UCPel realiza pesquisa sobre destinação do imposto de renda
Projeto de Extensão da UCPel realiza pesquisa sobre destinação do imposto de renda
05.04.2022 | 10:18 | #ciencias-contabeis
Projeto de Extensão da UCPel realiza pesquisa sobre destinação do imposto de renda

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), através do projeto de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promoveu uma pesquisa relativa ao Imposto de Renda. Mais precisamente, o projeto ligado ao curso de Ciências Contábeis analisou o nível de conhecimento da população sobre o tema, em se tratando da possibilidade de doação de parte do tributo aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Os membros do projeto utilizaram um questionário desenvolvido no Google Forms, para então aplicar a pesquisa. O levantamento teve como público a população em geral, assim como os membros do próprio projeto, acadêmicos do curso, profissionais, familiares e grupos públicos nas redes sociais.

Participaram da pesquisa 109 pessoas, dentro do período em que foi realizada: de 31 de agosto até 10 de dezembro de 2021. Entre os respondentes, 74,5% são moradores de Pelotas, e o restante de outras regiões do estado, como Porto Alegre, Montenegro, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Gramado e mais.

Conforme explica Graciele Sampaio, coordenadora do NAF, a pesquisa se mostrou eficaz em seu objetivo. “A equipe ficou muito contente de ter atingido o objetivo da pesquisa e principalmente de ter contribuído para a divulgação da destinação do imposto de renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança, do Adolescente e idoso. A partir dos resultados percebemos que são necessárias mais ações para divulgar o tema e assim incentivar e ampliar as doações”, comentou Graciele.

Outro dado importante obtido diz respeito às modalidades de declaração do imposto de renda. 49,5% das pessoas que responderam à pesquisa realizam a declaração do imposto de renda no modelo simplificado, modelo este que impossibilita a doação ao Fundo Municipal. Muitas destas, inclusive, responderam não ter sequer conhecimento sobre esta condição.

 

Ampliar a divulgação

A pesquisa concluiu também que “a partir das respostas obtidas verifica-se que se faz necessário ampliar a divulgação por parte da Receita Federal a partir, principalmente, dos cursos de Ciências Contábeis e que a destinação seja realizada na declaração no modelo simplificado para incentivar e aumentar as doações aos fundos municipais”, aponta o documento oficial da pesquisa.

Envolveram-se no trabalho, além da coordenadora do NAF, a professora orientadora e coordenadora das Ciências Contábeis, Geruza Thiel, o professor orientador Yuri Klug, e os acadêmicos: Andressa Silveira, Andreo Borges, Anelize Munhoz, Bianca Silva, Daniele Jackson, Eva Almeida, Marlon Klug, Sabrina Nachtigall e Stephane Tessmann.

 

Redação: Rafael Mirapalheta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?