/ Notícias / Projeto de extensão da UCPel promove práticas integrativas e complementares em saúde
11.07.2023 | 17:49 | #medicina #enfermagem #biomedicina

O projeto de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, por meio dos cursos de Medicina, Biomedicina e Enfermagem, ações de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O PICS acontece no Ambulatório do Campus da Saúde e atende por agendamento os pacientes encaminhados de outros ambulatórios, funcionários e alunos da UCPel com atividades de meditação, reiki e auriculoterapia.

A ação regulamentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tem como objetivo aliviar sintomas físicos e emocionais, contribuindo também para tratamentos de outras enfermidades através de um protocolo de atendimento. Para a coordenadora do projeto, Isabel Arrieira, existem vantagens neste tipo de tratamento. “Contribui tanto para aliviar sintomas de dor, quanto para sintomas emocionais de depressão ou ansiedade, por exemplo”, afirma.

Atualmente, o programa de extensão conta ainda com um projeto de pesquisa já aprovado pelo Comitê de Ética, em que coletam dados científicos para comprovar que a prática de ações integrativas e complementares ajudam na melhora e no bem-estar do paciente.

Os atendimentos das atividades são agendados para todas as quintas-feiras do mês, entre 15h e 17h, no Ambulatório do Campus Saúde, exceto na última quinta do mês, onde atendem no Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres).

Redação: Lucia Ippolito