/ Notícias / Projeto de extensão da UCPel orienta sobre prevenção da raiva humana
Projeto de extensão da UCPel orienta sobre prevenção da raiva humana
23.09.2021 | 11:32 | #enfermagem
Projeto de extensão da UCPel orienta sobre prevenção da raiva humana

Para alertar sobre os riscos da raiva humana e animal, o Projeto de Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), O Cuidado é o Segredo, participa de ação educativa com a divulgação de orientações sobre como proceder em caso de mordidas de animais. A atividade ocorre neste sábado (25), das 9h às 12h, no Museu da Baronesa.  

A raiva é uma doença viral aguda, que afeta células de mamíferos aptas a replicar o vírus. Depois que os sintomas se manifestam e o sistema nervoso central é atingido, a mortalidade beira 100% dos casos, tanto em humanos quanto em outros animais. 

De acordo com a professora e coordenadora do projeto o Cuidado é o Segredo, Cândida Rodrigues, muitas pessoas ainda desconhecem as medidas de controle da doença. Depois de sofrer o ataque de qualquer animal, é fundamental procurar um serviço de saúde imediatamente para avaliação do caso.

A atividade orientativa também terá a participação de profissionais da Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde de Pelotas. Tem como principal objetivo melhorar os indicadores do município. 


Projeto da UCPel 

O Projeto de Extensão O Cuidado é o Segredo tem como objetivo a promoção da saúde através de ações educativas que contemplem as necessidades da Vigilância Epidemiológica. Acadêmicos e professores da UCPel também estão diretamente envolvidos nas atividades de vacinação de Covid-19, Influenza e atualização vacinal da população. 


Agressão por animais: o que fazer?

A raiva mata e seus sintomas podem aparecer até meses após o acidente. Por isso, não deixe de procurar ajuda de um profissional de saúde.

# Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão; 

# Procurar atendimento médico rapidamente, pois a investigação do acidente será importante para definir a conduta no tratamento;

# Informar no momento do atendimento se o animal agressor (cão ou gato) é passível de observação, disponibilizando dados para a localização do mesmo - nome do proprietário, endereço, telefone; 

# Realizar o tratamento profilático da Raiva indicado pelo profissional de saúde, quando for o caso.


Redação: Rita Wicth - MTB 14101 

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?