/ Notícias / Projeto de extensão da UCPel atende necessidades de pacientes na sala de espera da UBS
Projeto de extensão da UCPel atende necessidades de pacientes na sala de espera da UBS
15.12.2023 | 12:18 | #medicina #psicologia
Projeto de extensão da UCPel atende necessidades de pacientes na sala de espera da UBS

O Projeto de Extensão “A Comunicação na Sala de Espera”, vinculado à Universidade Católica de Pelotas (UCPel), tem ações para diminuir a ansiedade no período de espera dos atendimentos de usuários do serviço de atendimento ambulatorial. As atividades acontecem no Campus da Saúde da UCPel.

Visto o agravante da ansiedade, expectativa e estresse no período de espera da consulta nas salas de espera — o projeto propicia a otimização do tempo desenvolvendo assuntos voltados para educação em promoção à saúde. Os acadêmicos também incentivam os pacientes a se expressarem e opinarem acerca dos temas discutidos, gerando assim reflexões acerca dos processos da vida e dos determinantes da saúde.

Segundo a docente Renata Rosenthal, os alunos que participam da atividade extensionista visam também, garantir o atendimento humanizado e qualificado ao paciente, contribuindo para as necessidades de atenção da comunidade. “Os alunos desenvolvem habilidades de diálogo, estimulando uma abordagem organizada e crítica, capacitando-os a atender as necessidades e contribuir para a melhoria da assistência”, diz.

A atividade passou a ser componente curricular extensionista, tornando-se relacionada com as disciplinas cursadas no período da graduação. Rosenthal, que também é Coordenadora da disciplina de Propedêutica, comenta sobre a participação dos estudantes de psicologia nas ações. “A construção da prática interdisciplinar de diferentes cursos tem o potencial de contribuir para a superação de uma visão/ação compartimentada, fragmentada e individual em saúde, possibilitando aos alunos a socialização de conhecimentos e de linguagens no ato da sua formação e do próprio trabalho em saúde”, completa.

Mais sobre as ações do Projeto

Além da divulgação de informações sobre saúde dos usuários do ambulatório médico, o projeto aborda temas de campanhas sociais, com infográficos que ajudam na prevenção, alerta ou na disseminação de conhecimento, como:

  • Câncer colorretal – desenvolvido no mês de Março
  • Autismo – desenvolvido no mês de Abril
  • Abuso infantil – desenvolvido no mês de Maio
  • Doação de sangue – desenvolvido no mês de Junho
  • Violência contra mulher – desenvolvido no mês de Agosto
  • Combate ao suicídio – desenvolvido no mês de Setembro
  • Doação de órgão – desenvolvido no mês de Setembro
  • Câncer de mama – desenvolvido no mês de Outubro
  • Câncer de próstata – desenvolvido no mês de Novembro

Redação: Lucia Ippolito

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?