/ Notícias / Projeto de extensão da Arquitetura e Urbanismo produz face shields
Projeto de extensão da Arquitetura e Urbanismo produz face shields
12.07.2021 | 10:06 | #arquitetura-e-urbanismo
Projeto de extensão da Arquitetura e Urbanismo produz face shields

As máscaras feitas de acrílico e PETG - uma espécie de acetato, usadas como proteção do rosto nunca estiveram tão em alta como nos últimos dois anos. A pandemia do coronavírus fez esse acessório se tornar indispensável, principalmente para quem tem contato com outras pessoas no dia-a-dia ou trabalha com atendimento ao público, por exemplo. Pois a face shield, como é chamado esse Equipamento de Proteção Individual (EPI), está sendo produzida pelo projeto de extensão “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A ação extensionista de enfrentamento à pandemia modernizou uma das tradições do curso - a maquetaria, e já testa a fabricação de novos produtos, como instrumentos de desenho utilizados pelos alunos.

Para efetivar o projeto, a universidade se tornou parceira da Rede de Laboratórios da UFPel (REDELAB), voltada à ações de enfrentamento à pandemia, como a fabricação de EPIs. Em um semestre foram produzidas 80 face shields e parte já foi doada ao Serviço de Assistência Judiciária (SAJ) da própria Católica, que se prepara para retomar os atendimentos presenciais. Para a coordenadora do projeto, professora Fernanda Tomiello, os equipamentos que agora fazem parte da maquetaria da UCPel viabilizam a ação extensionista, como a cortadora à laser. “Esses equipamentos ampliam muito as possibilidades de materialização das ideias, algumas coisas que são muito difíceis ou até inviáveis de serem feitas à mão podem ser feitas através da impressão 3D e do corte à laser com facilidade”, destaca.

Entrega dos EPIs ao SAJ

A prática inovadora

Mas para garantir a confecção dos EPIs, o projeto “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” conta com uma equipe que faz funcionar a Maquetaria Digital. Composta por um funcionário da universidade, professores, alunos bolsistas e voluntários,  a ação abre espaço para a prática universitária, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Laura Zambrano.” Quando os alunos participam de todo o processo, do planejamento à execução, estão materializando a teoria, o que também justifica a importância desse projeto para o curso”, frisa.

A Arquitetura sempre esteve nos desejos profissionais da aluna do 6° semestre, Juliane Luçardo, mas a extensão tem proporcionado oportunidades únicas, como aprender técnicas novas e na prevenção ao coronavírus. “Resolvi participar pela ideia de ajudar na produção dos face shields em um momento de necessidade da saúde pública, algo que mostra muito da essência da extensão. Mas, também, porque ter contato com a impressão 3D e o corte à laser ainda na faculdade - é um diferencial de conhecimentos incrível”, destaca a  bolsista ao ressaltar que o momento vivido como estudante fará diferença no exercício da profissão.

Novos produtos

Mas não são apenas as face shields que fazem parte do “mostruário” do projeto “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” da Católica. A ação já começou a testar a produção de instrumentos para desenho técnico a partir dos retalhos das máscaras, ou seja, dos recortes de acrílico que não teriam utilidade.  Já foram feitas réguas e esquadros e estão em desenvolvimento gabaritos e chaveiros. “Além de diminuir os resíduos vai viabilizar que os ateliês passem a ter esses instrumentos disponíveis para os alunos, que anteriormente precisavam comprá-los”, revela a coordenadora do projeto ao dizer que também há a intenção de fabricar kits de materiais como boas-vindas aos novos estudantes.

Impressão 3D

Além da produção de EPIs e dos materiais usados pelos alunos, o projeto “Fabricação Digital e Prototipagem Rápida” também se propõe a integrar outras ações do Núcleo de Extensão da Arquitetura e Urbanismo da UCPel. A impressão em 3D é o próximo desafio a ser colocado em prática, tornando real a possibilidade da prototipagem de modelos físicos como maquetes do patrimônio edificado de Pelotas produzidas pelo Programa de Extensão de Apoio às Práticas Patrimoniais. A ação extensionista também se integrará a projetos desenvolvidos pelo Programa de Extensão Sustentabilidade no Habitat Social e pelos alunos em diversas disciplinas.

Redação: Alessandra Senna