/ Notícias / Projeto da UCPel viabiliza inclusão digital à comunidade leonense
Projeto da UCPel viabiliza inclusão digital à comunidade leonense
06.07.2018 | 11:41 | #institucional
Projeto da UCPel viabiliza inclusão digital à comunidade leonense
O Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania da Universidade Católica de Pelotas (PAIC/UCPel) firmou parceria, na tarde de quinta-feira (05), com a Prefeitura de Capão do Leão. A partir do convênio, assinado pelo reitor da UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e pelo prefeito, Mauro Nolasco, a comunidade leonense vai receber formação profissionalizante e cidadã.

A iniciativa partiu da Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Capão do Leão, que realiza inúmeras atividades no Centro de Referência da Juventude (CRJ). O espaço, localizado no Jardim América, vai sediar as aulas e oficinas promovidas pelo PAIC. Durante três meses, duas turmas com 12 pessoas terão encontros semanais de inclusão e alfabetização digital.

Segundo o coordenador do PAIC, professor Fábio Raniere, a UCPel já desenvolve atividades educativas no Capão do Leão através do vínculo com a Arquidiocese. O diferencial da nova parceria é que, ao contrário do que ocorria até agora, a instituição de ensino irá até a comunidade. “Isso reforça o conceito originário da UCPel, enquanto instituição comunitária”.

O compromisso da UCPel com o desenvolvimento local e regional também motivou a atividade, visto que irá preparar os jovens leonenses para o mercado de trabalho e para o crescimento intelectual. “A universidade tem história e para a prefeitura esse convênio significa dar oportunidade para pessoas que em situação normal não teriam acesso a essa capacitação”, afirmou Nolasco.

O Projeto

O PAIC é um projeto de extensão da UCPel que atua há 14 anos no combate ao analfabetismo digital e na promoção da cidadania. A iniciativa é voltada para comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Nesse período, mais de 5 mil pessoas já foram atendidas pelo projeto. Segundo o reitor da UCPel, o PAIC faz parte do DNA da universidade, cumprindo relevante papel junto à comunidade local e regional.

Redação: Manuelle Motta