/ Notícias / Projeto da UCPel promove oficina de fotografia em Pelotas
Projeto da UCPel promove oficina de fotografia em Pelotas
04.08.2022 | 17:19 | #nesic
Projeto da UCPel promove oficina de fotografia em Pelotas

O programa Inserção da Católica de Pelotas, juntamente com o Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC/UCPel), realizou nesta semana uma oficina de fotografia com artesãs pelotenses. A atividade foi realizada na Casa Ecosol e tem como objetivo mostrar formas de divulgação dos produtos na internet.

Depois de Jaguarão, onde foi dado o pontapé inicial, foi a vez de Pelotas receber ações do programa. Segundo a coordenadora Cristina Porciuncula, ao longo do semestre outras cidades da região Sul receberão as oficinas. A próxima, é Rio Grande. 

Além da troca de conhecimentos entre os acadêmicos e as artesãs, ao final, será lançado um catálogo digital com os produtos artesanais produzidos por elas. A intenção é facilitar a comercialização dos itens de forma online.

Aprendizado através da escuta

Para Cristina, a troca de experiências envolvidas no processo, fortalecem a arte e o ensino. “Estamos aqui para ouvir as artesãs, entender suas relações com esse trabalho e fazer com que elas possam fazer a própria venda a partir das mídias sociais. Isso é favorável  para a vida dos alunos, de nós professores e dos artesãos”, conta.

Acadêmica do quarto semestre do curso de jornalismo, Camila de Leon é extensionista do Inserção e faz um balanço da atividade. “A experiência foi muito positiva. Tivemos relatos emocionados sobre como o isolamento da pandemia impactou a vida delas, não só pelo fato de não terem as feiras, mas por não terem contato com as pessoas”, conta.


Redação: Kauã Blank

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?