Pelo quarto ano, o projeto ‘Quanto Custa o Seu Negócio?’, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), disponibiliza atendimento personalizado para pequenos empresários. O foco é auxiliar microempresas e empresas de pequeno porte a conhecerem mais o seu próprio negócio a partir da contabilidade de custos, contribuindo para uma melhor gestão dos recursos da empresa e a continuidade de suas atividades em tempos de pandemia.
Desde o início da pandemia, o serviço é oferecido no formato remoto, via Google Meet, com encontros semanais. Os atendimentos são divididos em duas etapas: a primeira de diagnóstico, para conhecer o ciclo operacional da empresa, e a segunda de orientação contábil, para auxiliar no controle do negócio.
De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Graciele Sampaio, a meta para este ano é ampliar os atendimentos. “Estamos trabalhando em parceria com a incubadora de empresas da UCPel para atender os empreendimentos assessorados e que necessitam do apoio do projeto para conhecer mais o seu negócio, identificar os custos e recursos envolvidos”, comenta.
O assessoramento é realizado pelos docentes Geruza Thiel, coordenadora do projeto, Graciele Sampaio e Yuri Klug, juntamente com as bolsistas Bruna Fagundes, acadêmica em Ciências Contábeis, Victoria da Silveira Mathias e Caroline Soares Bach, acadêmicas da Administração.
Os interessados em contar com o apoio do projeto devem enviar mensagem para o e-mail qcsn@ucpel.edu.br. A participação é gratuita e os dados informados pelas empresas participantes são mantidos em sigilo pela equipe do projeto.
‘O Quanto Custa o Seu Negócio?’ funciona em duas etapas: diagnóstico e orientação contábil. O diagnóstico representa conhecer o ciclo operacional da atividade fim da empresa, detectar o que são custos, despesas e receitas envolvidas no ciclo operacional da atividade, classificar qualitativamente e quantitativamente tais custos, despesas e receitas, avaliar a atividade pela contabilidade de custos estabelecendo um método de custeio e comparar os dados obtidos com as práticas de mercado (concorrentes).
A etapa de orientação contábil incide em analisar o Markup (preço de venda) com base nos custos e no mercado; analisar o ponto de equilíbrio contábil do negócio, ou seja, a quantidade mínima necessária que o empreendedor deve vender do seu produto ou serviço prestado para que possa iniciar a partir do ponto detectado o seu lucro; e auxiliar no planejamento e controle do negócio com base na identificação do ponto de equilíbrio.
Todos os dados são tabulados em uma planilha que ao final do trabalho é apresentada e repassada ao empreendedor para que ele possa, desse modo, entender, controlar e analisar seus custos. A planilha é automatizada, portanto o empresário poderá seguir realizando o acompanhamento de seu negócio mesmo após a conclusão do atendimento.
Redação: Bruno Bohm