Projeto da Católica leva a sétima arte à Colônia Z-3
05.09.2008 | 00:00
A partir das 15h da próxima segunda-feira (08), os alunos da escola Almirante Raphael Brusque, da Colônia Z-3, terão uma aula fora do padrão. Trata-se da sessão de cinema promovida pelo projeto Rede de Pontos de Cultura, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na ocasião, será exibido o filme nacional “Saneamento Básico”, de Jorge Furtado.
A iniciativa é a primeira de um projeto que pretende exibir um filme por mês na localidade, com o objetivo de facilitar o acesso dos zetrezenses à sétima arte, já que a distância do centro de Pelotas dificulta o deslocamento até as salas de cinema. Além de alunos da escola, demais moradores da Z-3 também são convidados a participar da atividade. A pipoca é cortesia do projeto.
Sobre o filme
Com Wagner Moura, Camila Pitanga e Fernanda Torres no elenco, o longa foi filmado na cidade gaúcha de Bento Gonçalves e conta a história de uma comunidade cujos moradores se unem pela construção de uma fossa para tratamento do esgoto. Ao descobrir, em tratativas com a prefeitura local, que não existe verba para a obra, o grupo toma conhecimento de um recurso de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Para não perder o dinheiro, surge então a idéia de criar um filme sobre a própria saga em busca do saneamento básico na região.