/ Notícias / Projeto Cozinha Experimental inicia nova etapa sobre empreendedorismo
Projeto Cozinha Experimental inicia nova etapa sobre empreendedorismo
15.04.2015 | 17:51 | #institucional
Projeto Cozinha Experimental inicia nova etapa sobre empreendedorismo
Foi compartilhando planos feitos há 15 anos e os objetivos a serem alcançados para os próximos 15 que o tema empreendedorismo foi apresentado aos participantes do Projeto Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora, desenvolvido pelo Lar da Criança São Luiz Gonzaga da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O palestrante da atividade, professor Samuel Ongaratto, apresentou o tema com o cuidado especial de desassociá-lo da tradicional abertura de empresa. 

O projeto ocorre desde o mês de janeiro ofertando diversos cursos na área de gastronomia, com o principal objetivo de potencializar a inclusão e a promoção social. Já foram realizadas oficinas de panificação e folheados, doces de Pelotas e salgados diversificados, informa a coordenadora de projetos do Lar, assistente social Maria Lúcia Gonçalves. 

A palestra realizada nesta quarta-feira (15) abre as atividades de cunho empreendedor que começam a ser trabalhadas. “Temos 36 horas mensais de atividades planejadas, divididas entre oficinas de gastronomia, palestras sobre empreendedorismo, workshops e visitações em empresas”, comenta Maria Lúcia.   

Todas as atividades são abertas aos pais das crianças que frequentam o Lar São Luiz Gonzaga e à comunidade, bastando, para participar, a realização de inscrição e de entrevista, que pode ser feita no próprio local. O próximo encontro marcado para iniciar no dia 22 de abril será a oficina de tortas doces, salgados e decoração. 

A verba destinada ao projeto foi conquistada através de edital do Instituto Renner sobre Empreendedorismo e Geração de Renda para Mulheres, lançado pela Rede Parceria Social, em julho de 2014. Os R$ 60 mil obtidos estão sendo utilizados para reforma da estrutura física – com construção de uma cozinha, local que deverá receber as oficinas -, compra de equipamentos, mobiliários e a realização das oficinas e visitas. 

Planejando sonhos – O professor da UCPel iniciou sua fala definindo empreendedorismo como um objetivo de vida, superação de expectativas e concretização de sonhos. “Precisamos entender o conceito de empreendedorismo de forma mais ampla, sem a necessidade de associá-lo necessariamente à empresa”, disse.  

A participante Joice Gomes viu no projeto a oportunidade de alargar seus horizontes. “Estou gostando muito do curso e vou aproveitar esta oportunidade para evoluir, aprender e, quem sabe, até abrir meu próprio negócio”, disse. O objetivo de Joice é prosperar para poder oferecer uma melhor qualidade de vida para os seus filhos.  

Cada oficina realizada tem a meta mínima contar com a presença de 10 participantes. “Ao finalizar o projeto, com duração de nove meses, queremos ter atingido 50 pessoas”, projeta a diretora do Lar, Bianca dos Santos. 

O Lar da Criança São Luiz Gonzaga fica localizado na rua avenida Brasil, 314. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53)3225.0859.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?