/ Notícias / Projeto Aproxima recebe primeiro palestrante
Projeto Aproxima recebe primeiro palestrante
02.04.2018 | 18:08 | #ciencias-contabeis
Projeto Aproxima recebe primeiro palestrante
O curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o contador e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ronaldo Bica Campos, para a primeira palestra do Projeto Aproxima. O evento, realizado no dia 28 de março, no Campus I da Universidade, foi o primeiro de uma série destinada a aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho através do contato com profissionais de destaque na região.

Durante a conversa, Campos destacou a importância da iniciativa que oferece aos acadêmicos um complemento no ensino. Tratou também sobre os desafios e oportunidades da profissão contábil. Segundo ele, a carreira oferece inúmeras possibilidades de atuação, o que garante uma inserção maior no mercado de trabalho. “A contabilidade registra uma das maiores taxas de empregabilidade do Brasil, em torno de 94%”, enfatiza. 

Mas conforme o contador, para que essa inserção ocorra é preciso que o profissional esteja atualizado e domine as ferramentas tecnológicas existentes. “A contabilidade foi uma das profissões mais impactadas pela tecnologia nos últimos 10 anos e com isso muitos processos se tornaram automatizados. Precisamos usá-la a nosso favor”, complementa.

Além disso, Campos tratou sobre outros aspectos importantes para o profissional que busca uma trajetória de sucesso. Ter um perfil de analista, sendo capaz de configurar e padronizar os processos, diante dos sistemas atuais; e atuar como consultor, seja na área tributária, fiscal ou contábil, dominando a empresa e o segmento do cliente, foram alguns dos tópicos abordados por ele. 

Após a palestra, o contador conversou com os alunos sobre a atuação do Conselho Regional de Contabilidade no Estado. 

Redação: Manuelle Motta

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?