/ Notícias / Projeto alia hidroterapia a tratamento com hemofílicos
Projeto alia hidroterapia a tratamento com hemofílicos
31.10.2014 | 19:22 | #fisioterapia
Projeto alia hidroterapia a tratamento com hemofílicos
O nome oficial é Hidroterapia aplicada às coagulopatias. Na prática, o projeto desenvolvido no curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), em parceria com o Hemocentro Regional, disponibiliza atendimento a portadores de doenças ligadas à coagulação do sangue. A coordenadora é a professora do curso e fisioterapeuta do Hemocentro, Elisa Kaminski.

Em termos leigos, o público-alvo do projeto são pessoas que nasceram sem um fator de coagulação do sangue por um transtorno hereditário. Em função disto, quando há um sangramento, seu organismo não consegue estancar a hemorragia. “Nosso corpo desencadeia uma cascata de coagulação sanguínea, que é mediada por vários fatores de coagulação do sangue. Os hemofílicos têm uma deficiência que não permite que esta cascata vá adiante, mas pare em determinada fase”, explicou a professora. Como o sangramento continua, hemorragias repetitivas são causadas, tanto na musculatura quanto na articulação destes pacientes. A fisioterapia, então, entra em cena para proporcionar o restabelecimento das funções articulares e musculares. 

O atendimento é feito na Piscina Terapêutica do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, com a participação de acadêmicos do curso de Fisioterapia. Desde que não estejam com nenhuma fratura exposta e tenham disponibilidade para participar, os pacientes atendidos no projeto são previamente selecionados por meio de cadastro já feito no Hemocentro, onde recebem atendimento multidisciplinar, que inclui a reposição do fator de coagulação sanguínea deficiente.

Eficiência aprovada
Desde o mês de junho, o filho de Mara de Almeida, Wellington, 15, participa do projeto de hidroterapia. Segundo ela, o tratamento tem sido importante para que o filho supere as dores causadas pela doença. “Ele gosta muito de vir e parece que está ajudando”, afirmou. Wendel Ribeiro, 8, também tem sido beneficiado com o tratamento. “Por causa deste problema, ele já chegou a ficar 15 dias sem caminhar. Achávamos que ele nem conseguiria mais voltar a andar. Mas, depois de começar a hidroterapia, já no segundo dia, ele se recuperou”, comentou a mãe de Wendel, a doméstica Carmen Ribeiro. “Ele sempre conta os dias que faltam para vir para o projeto e é muito bem tratado. Nem parece um serviço grátis, de tanto carinho e atenção que ele recebe”.

O bem-estar que Wellington, Wendel e os demais pacientes do projeto sentem deve-se ao fato de que, na água, há uma redução do peso corporal. “O corpo se torna mais leve e há uma facilidade muito maior de se movimentar”, explicou Elisa. “Para eles, a hidroterapia é muito benéfica, porque reduz bastante as dores e faz com que eles ganhem mais mobilidade articular. É o melhor tratamento que estes pacientes poderiam receber”.

O atendimento ocorre todas as terças-feiras, a partir das 14h30min, no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite (avenida Fernando Osório, 1.586).

Vestibular 
O curso de Fisioterapia e outras 22 graduações estão sendo oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2015, que ocorre dia 30 de novembro. As inscrições podem ser feitas pelo investimento de R$ 50,00 até 31 de outubro e até 21 de novembro, por R$ 80,00. Informações e inscrições no site do Processo Seletivo.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?