Os programas de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) formaram um Grupo de Trabalho a fim de discutir políticas afirmativas de inclusão e de redução de assimetrias. O grupo chamado “GT Assimetrias” visa promover a organização de eventos na universidade, tais como seminários, workshops, palestras, dentre outros, a fim de oportunizar debates com a comunidade acadêmica.
A iniciativa quer incentivar novas políticas para a promoção da diversidade, equidade e acessibilidade no ambiente acadêmico, como as assimetrias de gênero. Sendo assim, oportunizando a discussão de estratégias que poderão ser utilizadas pela Universidade para que façam parte das políticas afirmativas da instituição.
Lizandro Oliveira, professor e coordenador do trabalho, conta que é importante não somente para fins de planejamento institucional e planejamento estratégico dos cursos de Pós-Graduação. “Mas também para que possamos debater questões histórico-culturais relevantes a fim de propor ações afirmativas e, com isso, corrigirmos ou ao menos reduzirmos assimetrias no âmbito da Pós-Graduação”, salienta.
Redação Vanessa Ferro