/ Notícias / Programando Seu Futuro aproxima jovens do mercado de trabalho
Programando Seu Futuro aproxima jovens do mercado de trabalho
Programando Seu Futuro aproxima jovens do mercado de trabalho
A segunda-feira (05) começou movimentada para os alunos do curso de extensão Programando Seu Futuro, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O curso está na sua primeira edição e tem como principal objetivo suprir a demanda de mercado na área de programação, sobretudo na linguagem Java. Como o público é composto por muitos estudantes do Ensino Médio, a iniciativa propõe um contato mais aprofundado com ferramentas até então pouco comuns a esses estudantes. 

“É uma boa oportunidade para despertar o interesse pela formação continuada”, assinala o coordenador do curso, professor Marcos Echevarria. Assim também pensa Luís Henrique de Ávila Dieguez, 17, aluno do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Municipal Pelotense. “Minha intenção é seguir estudando informática e talvez fazer Engenharia da Computação”, diz. 

O colega de turma, Sandro Morales, 39, também está empolgado. Ele soube do curso por intermédio de um amigo e conta que ficou entusiasmado quando ouviu falar do Programando Seu Futuro. “Em outros espaços de formação às vezes falta aprofundar conhecimentos de Matemática da Computação e de Lógica, que são disciplinas indispensáveis para quem quer trabalhar com programação”, ressalta.

A troca de experiências também é importante. Enquanto alguns procuram aperfeiçoar conhecimentos, outros já percorrem com naturalidade o caminho escolhido. “Meus colegas não gostam muito de matemática, mas eu me divirto fazendo cálculos de cabeça”, brinca Dieguez.  

O nome do projeto não é à toa. Programar o futuro pode representar um diferencial a curto ou médio prazo. Segundo Echevarria, o mercado aumentou consideravelmente nos últimos anos e faltam profissionais capacitados para atuar nas empresas do ramo. “Para se ter uma ideia, cerca de 90% dos acadêmicos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UCPel conseguem emprego antes mesmo de concluir o terceiro semestre”, diz.

A duração do curso é de quatro meses, com carga horária de 120 horas, as quais estão distribuídas em aulas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 14h às 17h, no Laboratório de Informática do Centro Politécnico da UCPel.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?