/ Notícias / Programa UCPel Mais Saudável articula projeto para rede pública de ensino
Programa UCPel Mais Saudável articula projeto para rede pública de ensino
09.10.2012 | 16:00 | #institucional
Programa UCPel Mais Saudável articula projeto para rede pública de ensino
Se as estatísticas apontam que o fumante começa o vício em torno dos 15 anos de idade, as ações de combate ao tabagismo devem iniciar com as crianças. Essa é a proposta do programa UCPel Mais Saudável, iniciativa antifumo que nasceu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na manhã desta terça-feira (09), o coordenador do programa, professor Roni Quevedo, esteve na Secretaria Municipal de Educação para apresentar o projeto de controle e prevenção ao tabagismo na rede pública municipal de ensino de Pelotas.

O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes a respeito das graves e crônicas consequências do uso do tabaco. A ação deve incluir escolas de Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio. As atividades sugeridas pelo programa podem ser adaptadas à realidade de cada educandário, que aplicará as atividades como preferir. “Desde cedo, crianças e jovens poderão ter as informações necessárias em relação aos malefícios do fumo ativo e passivo. Crescerão mais saudáveis agindo, inclusive, como ‘multiplicadores’ em seus lares e na sociedade”, pontuou Quevedo.

Algumas das ações apontadas pela iniciativa incluem datas comemorativas, inserção no projeto pedagógico, atividades artísticas e ações para a comunidade escolar.

A secretária de Educação, Mariluce Kurz, aprovou a iniciativa e propôs uma reunião com coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das escolas municipais para tratar do tema. Será um espaço para que os próprios professores possam conhecer o assunto e sugerir formas de aderir à proposta. Junto à supervisora de Orientação Educacional, Vera Savedra, a secretária destacou a importância das medidas preventivas. “O fumo tem sido cada vez mais precoce. É fundamental que possamos estar construindo essa conscientização coletivamente com as escolas”, disse.

A proposta já tem o apoio dos conselhos municipais de Educação e Saúde, e do promotor da Infância e da Juventude, José Olavo Bueno dos Passos. A intenção é que as ações nas escolas comecem no início do ano letivo de 2013.

A próxima apresentação do projeto será à Secretaria Municipal de Saúde.