/ Notícias / Programa Mulheres Mil forma primeira turma de cuidadores de idosos em Pelotas
Programa Mulheres Mil forma primeira turma de cuidadores de idosos em Pelotas
02.05.2013 | 17:08 | #institucional
Programa Mulheres Mil forma primeira turma de cuidadores de idosos em Pelotas
Novas oportunidades devem surgir para as 44 formandas do curso de Cuidador de Idosos, promovido pelo Mulheres Mil, programa desenvolvido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) via Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) e que também contou com a parceria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O programa é voltado para a educação profissional e visa proporcionar a elevação da escolaridade e a inclusão de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A qualificação de Cuidador de Idosos teve o apoio da UCPel por meio do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC) e proporcionou que as participantes tivessem aulas na Universidade sobre temas ligados as áreas de Psicologia, Enfermagem, Medicina, Serviço Social e Fisioterapia. Para a participante Elza Maria de Souza Nascente, de 46 anos, voltar à sala de aula foi uma oportunidade extremamente valiosa. “Eu não estudava desde o término do Ensino Médio e vi na realização do curso a oportunidade de aprender mais”, conta. 

Conceitos sobre o cooperativismo também foram apresentados, o que leva Elza e outras colegas participantes do curso a cogitar abrir um empreendimento na área futuramente. “Eu trabalho como cuidadora há quatro anos e por gostar da área procurei me qualificar ainda mais”, explica animada, por já conseguir aplicar o que aprendeu profissionalmente. “Cuido de uma senhora de 95 anos, e várias coisas que aprendi durante as aulas estou conseguindo colocar em prática”.  

A professora do curso de Medicina da UCPel, responsável pelas aulas de Patologias do Envelhecimento, Isabel Clasen Lorenzet, avaliou a iniciativa do projeto como importante por ser uma forma de ofertar qualificação para um grupo específico. “Foi muito válida a parceria entre UCPel e IF-Sul. Além de proporcionar qualificação a quem precisa, nossos acadêmicos que integram o projeto Pró-Saúde - desenvolvido pela Universidade - também tiveram a experiência de participar do Mulheres Mil ministrando aulas”, explicou. 

A formatura que ocorreu no dia 26 de abril foi marcada por momentos significativos, visto que foi a primeira experiência do tipo para grande parte do grupo. “A formatura foi muito bonita e era possível ver no rosto das formandas a alegria de se sentir como cidadã”, finalizou a professora.     

O curso foi gratuito, totalizando 156 horas de aula. Além de conteúdos específicos ligados a área do programa, também foram trabalhados temas que abrangeram desde relações interpessoais e segurança no trabalho até noções de patologias, medicamentos, primeiros socorros, alimentação dos idosos e fisioterapia.

Em Piratini
Outra formatura do Mulheres Mil ocorreu em Piratini, no dia 24 de abril. As aulas ocorreram durante seis meses, com lições de matemática, empreendedorismo, sustentabilidade, segurança, economia solidária, língua portuguesa e saúde da mulher, além de formação específica em agente de gestão de resíduos sólidos, somando 200 horas-aula.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?