/ Notícias / Programa Líder realiza quinta reunião na região de Pelotas
Programa Líder realiza quinta reunião na região de Pelotas
17.06.2016 | 14:54 | #institucional
Programa Líder realiza quinta reunião na região de Pelotas
Unir lideranças de influência local para discutir o desenvolvimento regional. Esse é o objetivo do Programa Líder, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nesta quinta-feira (16), ocorreu o quinto encontro do programa na Zona Sul, na Associação Comercial de Pelotas. Aproximadamente 40 líderes da região participam da iniciativa - três deles são da Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

Os encontros, que ocorrem uma vez por mês, duram o dia inteiro. O Líder, que foi retomado em dezembro de 2015, proporciona reuniões em que há uma troca de experiências e apresentação de sugestões, além do planejamento de ações para estimular o desenvolvimento regional.

A gerente da regional sul do Sebrae, Rosâni Ribeiro, diz que a escolha dos líderes participantes do grupo não ocorre por acaso. “Essas pessoas foram reunidas por serem voluntários engajados na causa do desenvolvimento regional, pessoas que contribuem pela sua representatividade e engajamento com a comunidade”, afirma.

A UCPel participa do Líder através do reitor, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, e dos coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Samuel Ongaratto e Fábio Castro Neves. “Uma união que fortifique a região é muito importante. Aqui debatemos e elegemos eixos importantes da nossa região a serem discutidos”, pontua Castro Neves.

Os eixos de desenvolvimento da Zona Sul são o agronegócio, turismo, recursos hídricos, educação básica, energias limpas e alta tecnologia. Além da região, que possui Pelotas como sede, existem também grupos na Campanha e na Fronteira Oeste.

O diretor-superintendente do Sebrae-RS, Derly Cunha Fialho, define o programa como um grupo de esforços na mesma direção, a do crescimento. “Com a somatização das três regiões, temos 110 líderes engajados no desenvolvimento regional do Estado. Um exemplo de resolução que está saindo através do programa é que já estamos planejando uma união entre as Universidades da região para estudar o turismo rural”, comemora.

Música e ação social

No coffee break desta quinta reunião de lideranças, os participantes foram presenteados com uma apresentação musical. Doze crianças do projeto musical Notas de Esperança tocaram de MPB a pop internacional. A ação social é encabeçada pelo Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, entidade mantida pela Mitra Arquidiocesana de Pelotas.

O Instituto de Menores Dom Antônio Zattera recebe crianças de 6 a 18 anos em turno inverso ao da escola. As atividades proporcionadas são de reforço escolar, educação física e música.

Segundo a diretora do instituto, Adriana Maio, conviver com essas crianças é especial. “Até chegar à diretoria do instituto, minha experiência era com crianças de escola particular. A realidade aqui é muito diferente. Essas crianças me apaixonam inúmeras vezes”, confessou.

A entidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, aceita doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3228-5505 ou no próprio local, na Avenida Domingos de Almeida, 3.150.

*Nas fotos acima, a reunião das lideranças e a apresentação musical do projeto Notas de Esperança