/ Notícias / Programa de Voluntários da Copa 2014 tem egressa da UCPel como candidata número um
29.08.2012 | 16:26 | #jornalismo
Se tudo der certo, em 2014 o centro de mídia a ser montado para a cobertura da Copa do Mundo no Estádio José Pinheiro Borda, o popular Beira-Rio, em Porto Alegre, contará com o trabalho de uma egressa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). E, se depender da velocidade da inscrição, a vaga já é dela. Formada no curso de Comunicação Social – Jornalismo em 2008, Gabriela Zago, 26, foi a primeira pessoa a se candidatar para ser voluntária no maior evento futebolístico do planeta, cuja próxima edição ocorre no Brasil.

“A ideia surgiu por acaso. Vi uma notícia sobre a abertura de inscrições, e achei que pudesse ser uma boa oportunidade, tanto para ajudar na imagem do país perante estrangeiros, quanto por poder botar em prática habilidades profissionais”, disse Gabriela, natural do município de Bagé. Ela conta que costuma fazer atividades sem fins remuneratórios há bastante tempo. Até os 18 anos, participou da realização do Interact Bagé, evento jovem do Rotary Club, e desde os tempos de Universidade colabora voluntariamente na redação e na edição de matérias sobre Ciência e Tecnologia num site jornalístico da Sérvia, o Wave Magazine, que é mantido por uma organização de jovens.

Para ela, o voluntariado é um princípio que deve ser encarado pelo prisma da reciprocidade. “Um dia pode ser você que precise de ajuda para alguma coisa e poderá contar com a ajuda de outras pessoas, de outros voluntários”, opinou, ao acrescentar que, mesmo num evento como a Copa, com orçamento milionário, o trabalho sem remuneração será gratificante. “Nunca pensei em estar ajudando a FIFA [Federação Internacional de Futebol], e, sim, em estar ajudando a construir a imagem do país. Hoje, um estrangeiro em Porto Alegre tem dificuldades imensas em encontrar alguém que fale inglês. Mesmo no aeroporto, praticamente ninguém sabe dar instruções em outro idioma. Pensei nesse ponto ao me candidatar como voluntária, não no dinheiro. Fora que, para qualquer jornalista, poder participar da área de imprensa de um mega evento como a Copa do Mundo seria um sonho – mesmo que de graça”.

Enquanto aguarda a resposta de sua inscrição – além desta etapa, o processo de seleção ainda inclui entrevistas e capacitações –, a expectativa da jornalista, como boa brasileira, é que seu país possa se sair bem na competição, “apesar de atrasos em obras e tudo o mais”. Quanto à experiência profissional, Gabriela, que atualmente é doutoranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ressalta que o mais importante será poder investir em sua área de formação, o Jornalismo.

Seguindo o exemplo
Quem quiser se candidatar a uma das vagas do Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, pode acessar aqui. As vagas serão preenchidas conforme as ofertas e os perfis que cada atividade exige. As áreas de atuação incluem serviços de transmissão, serviços de alimentação, transporte, protocolo, credenciamento, tecnologia da informação, operações de imprensa, hospitalidade, serviços médicos e competições, entre outras. O evento ocorre entre os meses de junho e julho de 2014.