/ Notícias / Programa de Pós-Graduação em Letras tem nova coordenação
Programa de Pós-Graduação em Letras tem nova coordenação
A professora Carmen Lúcia Matzenauer deixou a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A nova coordenadora é a professora Raquel Recuero. Na sexta-feira (09), Carmen foi homenageada e recebeu o reconhecimento da Universidade pelas transformações que liderou como coordenadora.

A professora esteve à frente do Programa por mais de 16 anos. Neste período, o mestrado, que tinha nota 3, passou para 4. O doutorado foi aprovado e o Programa consagrou-se com nota 5.

Durante a homenagem, o diretor do Centro de Educação e Comunicação da UCPel, professor Jairo Sanguiné, falou sobre a dedicação da professora ao trabalho, ao Programa e à Universidade. "Ela consegue trabalhar com delicadeza nos momentos mais duros da vida acadêmica", disse.

O reitor, José Carlos Bachettini Júnior, agradeceu a atuação da professora e ressaltou que sua permanência na coordenação teve marca qualitativa e carinhosa. "Que a senhora tenha vida longa na docência e junto à inteligência desta Casa", almejou.

A professora Carmen agradeceu o apoio dos professores, alunos e reitoria, e creditou as conquistas do PPGL à equipe. "O Programa é o que é pelo comprometimento e qualidade do trabalho de todos. É um privilégio trabalharmos nesta Universidade. A presença na coordenação foi um presente. Se houve algum custo, ele foi muito menor do que os presentes que dele vieram", afirmou.

A professora Carmen continua ministrando aulas no PPGL e dedica-se agora a um novo projeto pessoal: realizar o pós-doutorado na área de teoria fonológica e fonologia do português, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Além disso, integrará uma comissão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na área de Letras e Linguística.

A nova coordenadora, Raquel Recuero, adiantou que a intenção é poder contribuir efetivamente "para que o Programa continue como um dos 'tops' da Universidade e do Brasil".

O PPGL
No Brasil, existem mais de 140 programas de pós-graduação na área de Letras e Linguagem, e o PPGL da UCPel está entre os mais bem avaliados do país. Até agora, o Programa titulou 223 mestres e 23 doutores, uma marca de destaque. Atualmente, eles estão em diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. "Nossos egressos têm tido altíssimo nível de aprovação em concursos. É uma medida importante da qualidade do Programa", avaliou Carmen.