/ Notícias / Programa de Pós-Graduação em Letras lança Laboratório de Estudos em Análise do Discurso

Ciência interpretativa cujo objeto de estudo são textos das mais diversas natureza, a análise do discurso terá um lugar só seu na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (26), o Laboratório de Estudos em Análise do Discurso. O local, de caráter regional, será um espaço dedicado ao desenvolvimento de pesquisas na área.

Conforme a coordenadora do Laboratório, professora Aracy Ernst, o lugar deverá congregar pesquisadores de Instituições de Ensino Superior de toda a região Sul do Estado. Além disso, vai estabelecer relações e convênios com outros laboratórios do gênero no país, promoverá palestras e cursos e lançará periodicamente uma revista que apresentará a produção científica lá elaborada. Um site dedicado ao Laboratório está em fase de produção.

De acordo com Aracy, a criação do Laboratório foi uma ideia que partiu dos próprios alunos do PPGL e encontrou o apoio dos demais docentes. “É um dia de festa e também do início de muito trabalho. Será um espaço acolhedor e facilitador ao estudo”, adiantou. A coordenadora do PPGL, professora Carmen Matzenauer, elogiou o empenho do grupo. “Com convicção posso dizer que o Programa tem repercussão nacional muito favorável por causa dos alunos e professores. Esse Laboratório traz alicerces da luta efetiva do nosso Programa nesse sentido”, afirmou.

A inauguração ocorreu após a palestra da professora doutora Cláudia Pfeiffer, pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela falou sobre Divulgação Científica e Ensino no Discurso das Mudanças Climáticas.

O Laboratório de Estudos em Análise do Discurso da UCPel fica na sede do PPGL, na rua Félix da Cunha, 425.

Inscrições
O PPGL está com inscrições abertas para seus cursos de Mestrado e Doutorado. O processo de seleção para o Mestrado ocorrerá de 4 a 7 de dezembro e as inscrições vão até o dia 26 de novembro. Já para o Doutorado, as inscrições vão até 30 de novembro e o processo de seleção ocorre de 12 a 14 de dezembro. Os editais podem ser acessados aqui.