/ Notícias / Programa de Pós em Letras participa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (PPGL/UCPel) foi aprovado para participar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). O convênio congrega universidades com o intuito de qualificar programas de pós-graduação perante a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A UCPel, neste caso, será o programa de maior destaque que vai contribuir para o desenvolvimento dos demais.

A Católica estará desenvolvendo projetos e ações conjuntas, durante quatro anos, com os programas de Pós em Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O Procad tem a proposta de apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa que estimulem a formação e a mobilidade de professores e alunos. O Programa atende ao Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, o qual prevê ações que objetivam a diminuição das assimetrias regionais.

Dentre as intenções do Procad, estão a interação, o estímulo a novas linhas de pesquisa, a ampliação de formação de mestres e doutores e a produção científico-acadêmica e o apoio a desenvolvimento de pesquisas.

Com previsão de missões de estudo, pesquisa e atividades docentes, as universidades participantes desenvolvem o projeto Diálogos em Linguística: do formal ao discursivo.

As ações começam em fevereiro de 2015, quando representantes da UFPB e da Unicap vêm conhecer a UCPel. Em agosto e novembro, a UCPel irá conhecer a estrutura e o trabalho das duas.

Conforme a professora do PPGL, Carmen Matzenauer, houve poucos contemplados pelo Procad no país, em especial na área de Letras. "É uma distinção e um reconhecimento da qualidade do nosso Programa", assinalou.