/ Notícias / Programa de extensão da UCPel promove inclusão digital
Programa de extensão da UCPel promove inclusão digital
06.10.2022 | 11:43 | #institucional
Programa de extensão da UCPel promove inclusão digital Aulas acontecem nos laboratórios da universidade e de instituições parceiras (Foto: Divulgação - UCPel)

O Programa Educando para a Cidadania - Leitura e Inclusão Digital (Peclid), da Católica de Pelotas (UCPel), visa fortalecer o vínculo entre universidade e escolas, levando aos estudantes de diversas instituições leituras e a iniciação no meio digital.

O Peclid surgiu em 2021, através da articulação entre dois projetos: “Ler o mundo... além dos muros: um Projeto de Formação do leitor literário” e Projeto de Apoio à Inclusão Digital e Cidadania (Paic).

As duas iniciativas visavam reforçar o caráter de responsabilidade social da UCPel e a interdisciplinaridade construída na universidade.

Um dos coordenadores do programa, professor Fabio Ranieri, reforça a importância destas ações: “O Peclid contribui com o crescimento pessoal e profissional dos participantes, proporcionando a inclusão digital e o letramento literário na era tecnológica. Atualmente, o conhecimento digital é fundamental para a inserção no mercado de trabalho. Além disso, o programa reafirma a missão da UCPel com o desenvolvimento local e regional.”

Atualmente, os participantes do Peclid são de locais como a Escola Municipal Elberto Madruga, o Centro de Atendimento Socioeducativo de Pelotas (Case), Cetres, assistidos pela Secretaria de Assistência Social (SAS), Pacto Pelotas pela Paz e Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (IMDAZ). As aulas acontecem semanalmente nos laboratórios de informática da UCPel e também nas instituições parceiras.

Redação: Jackson Crizel