O termo pode ainda ser pouco conhecido, mas no Brasil de hoje cada vez mais meninas e mulheres sofrem com a pobreza menstrual. Para combater a falta de produtos de higiene utilizados nesse período, o programa de extensão Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra a Campanha Eu Mênstruo.
O Campus I da UCPel, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 373, é um dos 18 pontos de arrecadação de absorventes destinados a grupos de menstruantes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, liderada pelo projeto Mais Juntas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), conta com a parceria da Prefeitura de Pelotas e diversas empresas.
Além da arrecadação de absorventes, a campanha também chama a atenção à necessidade de combater a desigualdade de gênero. Ainda, reforça a urgência da criação de políticas públicas que garantam o acesso a absorventes e a infraestrutura sanitária adequada em casas e escolas.
De acordo com a acadêmica da UCPel, Bruna Gouvêa, mesmo sendo um processo biológico e natural, a menstruação ainda é invisibilizada. “Muitas das pessoas menstruantes têm mais essa barreira a ser vencida para o exercício pleno da sua cidadania”, diz.
A iniciativa através da distribuição gratuita de absorventes busca contribuir para a transformação social e, consequentemente, redução da desigualdade social de gênero. Confira os pontos de arrecadação:
Prefeitura de Pelotas - Praça Cel. Pedro Osório, 101
Secretaria de Assistência Social - R. Mal. Deodoro, 404
Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben - R. Barão de Itamaracá, 690
Campus II UFPel - R. Almirante Barroso, 1.202
Campus I UCPel - R. Gonçalves Chaves, 373
Delegacia da Mulher - R. Barros de Cassal, 516
4º Batalhão de Polícia Militar - Av. Bento Gonçalves, 3207
Senac Pelotas - R. Dom Pedro II, 901
Faculdade Senac - R. Gonçalves Chaves, 60
Ciclos Saúde Singular - R. Albino Brod, 171, sala 607
Instituto Buquê de Amor - R. Celso Benites, 62
Casa de Las Vulvas - R. Padre Anchieta, 949
Farmácias Panvel - R. Dom Pedro II, 851 - Centro, Pelotas - RS
Todas as filiais do Supermercados Paraíso
Além da campanha Eu Mênstruo, o programa de extensão da UCPel desenvolve iniciativas de combate às violências contra meninas e mulheres. Dentre as ações, estão a elaboração de uma cartilha em parceria com o Programa de Educação Tutorial Produção e Política Cultural (PET/PPC) da UNIPAMPA, e curso sobre Combate à Violência Contra a Mulher.
O programa Formação para a Cidadania Ativa e a Transformação Social é composto pelos acadêmicos Bruna Gouvêa, Caroline dos Santos, Jordana Cardoso, Karolain Dias, Carina Contreira, Patricia Frank, Camila de Leon, Maria Pereira, Julia Menchaca, Cristiane Ricordi, Maritânia Rafagnin, Natália Pereira, Suzan Bálsamo, Janaína Guerra e Fatiane Silveira. Participam também as egressas Josiela Cavalheiro e Catiane Corrales. A coordenação é da professora Vini Rabassa da Silva.
Redação: Rita Wicth - MTB 14101