‘Boas práticas para o ensino remoto’ será o tema do novo ciclo de atividades do Programa de Aperfeiçoamento Docente (PADOC) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O evento organizado pela Pró-Reitoria Acadêmica (PRAC), Núcleo Pedagógico (NUPed) e Núcleo de Educação à Distância (NEAD) inicia neste sábado (18) com a palestra do educador Silvio Petroli Neto.
Na abertura do evento, o engenheiro de computação com especialização em docência universitária compartilhará com os professores da UCPel a sua experiência sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Também serão foco da apresentação os temas ensino híbrido, metodologias ativas e ferramentas para aumentar o engajamento dos alunos.
De acordo com a coordenadora do NEAD/UCPel, Gabriela de Castro, equipes do NEAD e NUPed atuam de forma integrada e permanente para identificar as principais demandas dos professores da Instituição. Atuam ainda para auxiliar no processo de transição às aulas mediadas por tecnologia.
Em maio, docentes participaram de uma pesquisa para detectar dificuldades enfrentadas, ferramentas e metodologias de ensino usadas no período. “A partir das respostas mapeamos que a maioria dos professores relatava dificuldade em manter os alunos engajados ao longo das aulas e avaliar os níveis de aprendizagem. Desde então, buscamos formas de minimizar essas dificuldades e desenvolver essas habilidades junto aos docentes”, informa.
Os resultado da pesquisa nortearam também a definição do tema do PADOC neste ano. “Estamos vivendo um momento bastante diferente e atípico na educação em razão da pandemia, alterando a perspectiva dos professores sobre a educação continuada. Sendo assim, vamos abordar práticas de sucesso no ensino remoto e garantir espaço permanente para essa reflexão e discussão entre os docentes”, explicou a pró-reitora acadêmica, Patrícia Giusti.
Conforme a assessora pedagógica do NUPed, Ana Paula da Silveira, adaptação ao modelo remoto vem sendo produtiva. “A sensação é de que nos aproximamos, enquanto núcleo de funcionários, através do contato pelos aplicativos de mensagem. Além disso, o formato online contribui para encurtar distâncias e possibilitará a participação de um palestrante renomado, que no evento presencial talvez não pudesse participar”, avalia.
Na sequência da palestra inicial será disponibilizado um fórum para debate e troca de ideias entre os professores. A intenção é oferecer espaço para a manifestação de angústias, sucessos, práticas desenvolvidas e situações da rotina de trabalho.
Na próxima semana, prosseguem as atividades direcionadas para cada curso de graduação. Os temas a serem trabalhados foram definidos a partir das necessidades apresentadas por cada realidade. As atividades serão realizadas até 14 de agosto de acordo com o calendário de cada curso.
Redação: Mariana Santos