/ Notícias / Programa da TV UCPel repercute nas redes sociais
Programa da TV UCPel repercute nas redes sociais
02.06.2016 | 16:13 | #jornalismo
Programa da TV UCPel repercute nas redes sociais
O programa Giro Esportivo, da TV UCPel, tem conseguido um engajamento importante em sua página no Facebook: apenas nesta semana, mais de 170 mil pessoas foram atingidas por reportagens veiculadas na rede social. As publicações sobre os jogos do trio Bra-Far-Pel (Brasil, Farroupilha e Pelotas), com informações sobre os lances marcantes e gols das partidas, bem como dos destaques pelotenses em outros esportes, explicam a repercussão.

A publicação que obteve maior alcance foi sobre o atacante Taison, atleta de Pelotas revelado pelo Progresso Futebol Clube que teve projeção mundial depois de ser destaque do Sport Club Internacional. Hoje ele joga no Shakhtar, da Ucrânia, mas sempre passa férias na cidade natal, onde faz questão de manter contato com suas origens. O jovem, criado no bairro Navegantes, normalmente ajuda moradores de rua e promove outras ações sociais, como a distribuição de presentes feita no natal do ano passado e retratada na reportagem do Giro Esportivo, que pode ser ser conferida neste link. A matéria, exibida com exclusividade pela TV UCPel, foi publicada no Facebook em 21 de dezembro do ano passado. De lá para cá, contabiliza um alcance de 250 mil pessoas, 1,5 mil curtidas, 1,3 mil compartilhamentos e mais de 67 mil visualizações .

Um dos apresentadores do programa é o repórter Frederico Feijó, acadêmico do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Para ele, as oportunidades práticas oferecidas fora da sala de aula pela Universidade são de grande importância. "Trabalhar na TV UCPel está sendo muito bom. O aprendizado e as experiências que eu tenho, cada vez mais confirmam que fiz a escolha certa de curso, profissão e Universidade”, comemora.

Para o professor Marcus Spohr, coordenador da TV UCPel e do curso de Jornalismo, o número de acessos ao conteúdo do programa confirmam que a estratégia dos alunos e profissionais da emissora foi certa. “Isso possibilita (as postagens) que a comunidade tenha acesso ao conteúdo de forma diferenciada e qualificada e faz com que nossos alunos tenham seus nomes, ainda como estudantes, sendo referenciados como jornalistas que desde a academia fazem a diferença”, afirma.

Sobre a atração

O Giro Esportivo é um programa que vai ao ar ao vivo na TV UCPel às 13h de segundas e quintas-feiras, com reprises nos mesmos dias, às 18h30min. A equipe é formada majoritariamente por alunos, que falam sobre todos os esportes, dando ênfase ao futebol dos clubes pelotenses. A TV UCPel pode ser assistida nos canais 15 da Net e 7 da Blue.