A comissão que vai organizar as ações do Programa Anti-Tabagismo, criado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), empossou hoje (12) o seu novo coordenador, o médico e professor de fisiologia Roni Quevedo. Ele substituiu no cargo o diretor da Escola de Comunicação Social (Ecos), Jairo Sanguiné.
Iniciado como campanha, em agosto de 2007, o Programa Anti-Tabagismo pretende inibir o fumo de tabaco nas dependências da UCPel. “Pretendemos mexer com o comportamento das pessoas de forma abrangente, expandindo ações de conscientização e auxílio médico, psicológico e espiritual à população, nas unidades básicas de saúde”, explicou Quevedo.
Além do médico, participam da equipe de trabalho da comissão os professores Jairo Sanguiné, Paulo Guterres, Moema Chatkin, Ari Lemos Jr., a assessora especial da reitoria, Clotilde Victória, o assessor Sandro Maciel, a publicitária Fernanda Morales, o assessor de comunicação Cleiton Decker, o técnico de Segurança do Trabalho Euclides Montoito e o capelão da Universidade, padre Miguel Weternick.
Voluntariamente, 45 acadêmicos de diversos cursos da UCPel também participam das atividades do Programa, que incluem palestras sobre os malefícios do tabaco, avaliação clínica para quem pretende parar de fumar, orientação individual e grupal e encaminhamento aos grupos para tratamento cognitivo-comportamental na Escola de Saúde e na Clínica Psicológica da Católica.

Euclides Montoito (E), Roni Quevedo, Sandro Maciel, Clotilde Victória e Fernanda Morales compõem a equipe.