/ Notícias / Professores têm obra lançada por editora inglesa
Professores têm obra lançada por editora inglesa
19.06.2009 | 16:13
Professores têm obra lançada por editora inglesa
Os professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Márcia Zimmer e Ubiratã Kickhöfel Alves, juntamente com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina, Rosane Silveira, publicaram uma obra pela editora Cambridge Scholars Publishing, da Inglaterra. O livro, de 240 páginas, é intitulado “Instrução em Pronúncia para Brasileiros: Juntando a Teoria e a Prática”.

A obra é dirigida a professores de inglês, a brasileiros que desejem aperfeiçoar a pronúncia da língua inglesa, e a alunos de graduação e pós-graduação das áreas relacionadas à aquisição de uma segunda língua ou à linguística aplicada. A publicação discute muitas das dificuldades enfrentadas por alunos brasileiros quando precisam dar conta dos aspectos fonéticos e fonológicos da língua inglesa.

O livro, escrito inteiramente em língua inglesa, baseia-se numa abordagem emergentista da aquisição de uma segunda língua, apresentando dados empíricos coletados por diversos pesquisadores brasileiros e propondo atividades didáticas elaboradas com a intenção de auxiliar alunos brasileiros a superar problemas de pronúncia.

O livro está dividido em três capítulos. O primeiro apresenta uma breve introdução ao mundo da cognição, debruçando-se sobre temas como a transferência entre a língua materna e a língua estrangeira, a relação entre percepção e produção, bem como os efeitos da instrução explícita. Esse capítulo é especialmente relevante para professores da área de aquisição de uma segunda língua ou alunos de pós-graduação na área de linguística aplicada.

O capítulo dois discorre sobre os processos de transferência utilizados por brasileiros adquirindo a fonologia do inglês norte-americano, trazendo dados empíricos que apontam a necessidade de proporcionar instrução explícita sobre o sistema fonético-fonológico da língua inglesa para os aprendizes brasileiros.

O terceiro capítulo apresenta atividades didáticas elaboradas para auxiliar alunos brasileiros a superar as dificuldades reveladas pelos estudos empíricos. As atividades práticas estão distribuídas em nove unidades, que podem ser trabalhadas na sequência que melhor se adequar às necessidades dos alunos, na íntegra ou apenas de maneira parcial. As atividades práticas podem ser utilizadas em sala de aula ou para estudo independente, visto que o livro inclui grade de respostas e dois CDs de áudio.

Para adquirir o livro, basta acessar a página eletrônica da editora, no endereço www.c-s-p.org.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?