Professores são maioria na abertura do EREI na UCPel
09.11.2009 | 17:04
O 5º Encontro Regional de Educadores Infantis (EREI) teve início nessa segunda-feira (09), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com número expressivo de participantes, sobretudo profissionais da área. Mais de 50% dos inscritos são professores, o que reforça o caráter de educação continuada do evento. O encontro ocorre até o dia 11 de novembro, no Auditório Dom Antônio Zattera.
Um exemplo da busca pela atualização profissional foi a presença maciça dos educadores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Pelotas (SME). “É uma participação que vem sendo superada a cada ano, o que mostra que cada educador realmente tem procurado se qualificar, aprendendo coisas novas”, comemorou a organizadora do evento, professora Maria Lúcia Moraes Dias.
Palestras e mini-cursos
Após a abertura oficial, o encontro teve a participação do médico Danilo Rolim de Moura, que ministrou a palestra “Como a neurociência nos ajuda a entender a aprendizagem”, uma das atividades mais aguardadas desse EREI. Para o segundo e terceiro dias de evento, respectivamente, estão previstas abordagens de temas como reflexões sobre cidadania e educação infantil e a adaptação das crianças de seis anos no contexto do Ensino Fundamental.
O lançamento do livro “Educação Infantil: Práticas e jogos pedagógicos”, que ocorre durante todo o EREI, também é um destaque da programação. A obra, que é de autoria das alunas Aline Lessa Ribeiro e Liane Corrêa de Borba, e da egressa Rosane Bom-Hüsken, tem a coordenadora do curso de Pedagogia, Maria Laura Brenner de Moraes, como organizadora.
O 5º EREI é uma realização do curso de Pedagogia da Católica.