/ Notícias / Professores da UCPel têm projetos aprovados pelo CNPQ
Professores da UCPel têm projetos aprovados pelo CNPQ
17.07.2007 | 00:00
Professores da UCPel têm projetos aprovados pelo CNPQ

A proposta é fomentar e incentivar linhas de pesquisa no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas através de financiamento de projetos com mérito científico. Entre os 370 trabalhos aprovados para receber recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foram selecionados três estudos de professores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As pesquisadoras Elaine Tomasi e Vera Lúcia Figueiredo, do curso de Psicologia, e Raquel Recuero, do curso de Comunicação Social, foram as contempladas.

O estudo da professora Vera Lúcia Figueiredo abordou a Adaptação do WISC-III para Surdos. Em nível mundial, o WISC-III é o instrumento mais utilizado pelos psicólogos nas áreas clínica e educacional na avaliação da inteligência de crianças e adolescentes. “A relevância da pesquisa consiste em adequar e padronizar o material do teste para a população de surdos, uma vez que a maioria dos testes são elaborados para ouvintes”, explicou Vera. Alunos surdos com idades entre 6 e 16 anos das escolas especiais e de inclusão das cidades de Pelotas e Rio Grande formam o público-alvo da pesquisa.

Contemplando o tema Trabalho e Saúde Mental, o material divulgado pela professora Elaine Tomasi põe em pauta as discussões sobre o impacto entre usuários dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) nas iniciativas de economia solidária. “Passamos muito tempo tentando o patrocínio para concretizar estas pesquisas e vemos que é algo praticamente impossível. Por isso, conseguir financiamento por uma agência importante, como o CNPQ é tão satisfatório”, comentou Elaine.

A autora do trabalho sobre Difusão de Informações em Redes Sociais, Raquel Recuero, concordou com a colocação da colega. “Receber este reconhecimento é algo muito gratificante e incentivador”, resumiu a professora.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?