/ Notícias / Professores da UCPel recebem treinamento da Junior Achievement
Professores da UCPel recebem treinamento da Junior Achievement
31.07.2013 | 14:41 | #institucional
Professores da UCPel recebem treinamento da Junior Achievement
No dia 22 de julho, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) esteve representada na atividade de treinamento promovida pela Junior Achievement em Porto Alegre. O coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), professor Samuel Ongaratto, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Ana Beatriz Longo Rodrigues e o representante da Assessoria de Planejamento e Controle, Fábio Guimarães de Castro Neves, participaram de um programa de capacitação cujo resultado prático será o fortalecimento dos vínculos entre a Universidade e as escolas de Ensino Médio de Pelotas.

Esse processo começou a ganhar forma em junho, por meio de convênio firmado entre a UCPel e a Junior Achievement. Na oportunidade, já se previa a execução de cursos voltados à capacitação de coordenadores locais para atuarem junto às Escolas do Ensino Médio, através de mão de obra voluntária, promovendo práticas voltadas à Educação Empreendedora nas áreas de ética, meio ambiente e educação financeira.

Dentre os cursos oferecidos pela Junior, quatro ganharam atenção especial dos representantes da UCPel: Atitude pelo planeta; Vamos falar de ética, Finanças pessoais e Meu dinheiro, meu negócio. Conforme explica Ana Beatriz, os dois últimos devem ser os primeiros cursos a serem desenvolvidos junto às escolas das redes pública e privada de Pelotas, pois correspondem ao objetivo inicial do projeto. “Na última semana do mês de agosto, a equipe da Junior estará na cidade para realizar o treinamento dos acadêmicos da UCPel que se voluntariarem a participar como oficineiros”, explica a coordenadora do Curso de Pedagogia.

Os graduandos da UCPel terão a sua disposição material didático próprio, com manuais direcionados ao voluntário e ao estudante do Ensino Médio. A meta inicial da EDR é atender aproximadamente 1000 alunos até julho de 2014.

Segundo Ongaratto, na medida que forem incorporados novos patrocinadores e voluntários, a estimativa inicial tende a aumentar, tornando-se possível expandir a proposta para as demais cidades da região. “Mas essa medida só será possível se outras empresas passarem a apoiar o projeto”, enfatiza. Ele destaca, ainda, que a interação entre as escolas e a Universidade auxilia na plena formação dos futuros acadêmicos, pois proporciona o amadurecimento dos jovens antes da escolha de uma carreira profissional.

Projeto Despertar/Sebrae
De forma complementar ao trabalho que está sendo operacionalizado por meio do convênio entre a UCPel e a Junior Achievement, outro importante projeto também oferece um produto capaz de auxiliar no desenvolvimento da educação empreendedora. “A diferença é que, no caso específico do Despertar, que é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o público-alvo são os professores”, assinala Ongaratto.

Em outra atividade, também realizada na cidade de Porto Alegre, ele e o representante da Assessoria de Planejamento e Controle da UCPel, Fábio Correa Neves, puderam tomar ciência de ações que já estão em curso. Uma delas é a conclusão do processo de capacitação dos professores da Escola Joaquim Duval. O foco do projeto é, a exemplo do que ocorreu com esta instituição de ensino, habilitar outras escolas para receber os produtos ofertados pela Junior ou pelo Sebrae.

* Na foto, da esquerda para a direita, estão Ana Beatriz Rodrigues, Samuel Ongaratto e Fábio Neves.