/ Notícias / Professores da UCPel passam por treinamento de simulação realística
Professores da UCPel passam por treinamento de simulação realística
Professores da UCPel passam por treinamento de simulação realística

Docentes dos cursos de Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Odontologia participam de capacitação voltada à metodologia de simulação realística. Anteriormente realizada no formato presencial, a capacitação ganhou novo viés digital, conforme orientação do Comitê Interno de Gestão – COVID 19.  

O treinamento ocorre até o mês de julho e contribuirá para aumentar o número de professores e alunos que utilizam o Laboratório de Simulação Realística (Simlab) em período de aula. “As ferramentas de simulação tornam as aulas mais atrativas, práticas e interativas”, avalia a coordenadora do Simlab, professora Ana Cristina Moraes.        

Dividido em duas etapas, teórica e prática, o curso aborda a construção de cenários e roteiros de simulação, comunicação no contexto de segurança do paciente, avaliação sobre simulação voltada aos alunos, entre outros. A fase prática, organizada em pequenos grupos, ocorre no Simlab para testagem de cenários e programação de conteúdos para as aulas. 

Atualmente, 15 professores utilizam a estrutura do Simlab para as suas atividades. “A simulação não substitui a prática do estudante, mas é uma ferramenta que permite mantê-lo interessado no assunto. A demonstração prática da simulação permite que o aluno tenha ideia do dia a dia da profissão”, avalia. 

A capacitação do Simlab ocorre anualmente e é voltada aos docentes interessados em utilizar a estrutura do laboratório em suas disciplinas. 


Redação: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?