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Professoras da UCPel produzem capítulo em livro estrangeiro sobre soberania alimentar
Professoras da UCPel produzem capítulo em livro estrangeiro sobre soberania alimentar

Duas docentes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) produziram um capítulo do livro estrangeiro “Soberanía Alimentaria: prácticas y saberes locales para un movimiento global contrahegemônico”, produzido na Colômbia. Aline Mendonça dos Santos e Cristine Jaques Ribeiro, professoras do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos (PPGPSDH), contribuíram com suas pesquisas sobre o tema da soberania alimentar no Brasil. A obra foi lançada neste mês de outubro pela editora da Pontificia Universidad Javeriana, da cidade de Bogotá.

O capítulo em questão contém 26 páginas e aborda o tema da soberania alimentar e a economia solidária como estratégia da reforma agrária no Brasil. “A intenção é fortalecer as alianças internacionais construídas pelos movimentos sociais, pelos pesquisadores e profissionais que trabalham com a pauta da defesa do direito humano e da alimentação enquanto um direito em quantidade e qualidade nutricional para todos”, comenta a professora Cristine Ribeiro.

O exemplar traz dados históricos sobre o surgimento da soberania alimentar e do avanço do agrotóxico na alimentação. Conforme explica Cristine, o livro ainda expõe a importância dos povos no processo de controle da comercialização e distribuição dos alimentos. “No artigo, desenvolvemos essa defesa, de que a partir da soberania alimentar e das práticas cooperativas de economia solidária, é possível uma política de reforma agrária no Brasil”, explica. 


Origem e desenvolvimento 

A origem da publicação tem início a partir do Centro de Estudos da Universidade de Coimbra, em Portugal, da qual a professora Aline dos Santos fazia parte antes de ingressar na UCPel. Mas foi através do desenvolvimento e parceria por parte das editoras Giovanna Micarelli (Itália) e Luciana Jacob (Brasil) que o projeto teve andamento até tomar forma na editora da universidade colombiana.

A docente conta que o projeto levou, ao todo, quatro anos para ser concluído. “Foi muito esperado por nós e também pelos outros autores que participam. É um projeto muito qualificado, pois envolve um debate internacional em torno do tema e uma publicação muito criteriosa no processo de avaliação dos seus capítulos”, relatou.

A obra terá uma versão digital a ser lançada em novembro. Contudo, parte do conteúdo já pode ser visualizada on-line. Acessando o site, é possível conferir a introdução e algumas informações dos capítulos.


Redação por: Rafael Mirapalheta

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