Para descomplicar a computação e oportunizar o acesso à tecnologia para crianças e adolescentes, as professoras Fernanda Mota e Victoria Souto, das Engenharias de Computação e Elétrica, ministraram uma oficina no evento Robopel-210, que acontece no Pelotas Parque Tecnológico.
De acordo com Fernanda, as oficinas foram muito boas e as crianças tiveram até mesmo a oportunidade de construírem um jogo inicial. “É importante que as crianças e os professores tenham acesso a essas ferramentas educacionais da computação para que possam ver outra versão da computação que não apenas as redes sociais que elas utilizam no dia a dia e dos joguinhos prontos”, aponta a professora.
Além disso, Fernanda considera de suma importância representar a Católica de Pelotas em um evento como esse, pois as crianças e adolescentes são o nosso futuro. “São elas que podem melhorar nosso país e contribuir com um futuro melhor. E nós estamos aqui apenas para guiar e mostrar os novos caminhos”. A professora também diz que é uma oportunidade ímpar de oferecer para essas crianças e adolescentes conhecimento sobre a área da computação.
Em 2022, a universidade aprovou 28 novas ações de projetos de extensão e ensino e o Projeto Computação nas Escolas foi uma das ideias aprovadas.
Com isso, a partir do mês de agosto, o projeto irá contemplar alunos do Instituto de Menores Dom Antônio Zattera, que terão a oportunidade de entender melhor as diferentes modalidades dos cursos relacionados à computação.
Redação: Lizandra Vilela