/ Notícias / Professora participa de oficina no Ministério do Desenvolvimento Social
Professora participa de oficina no Ministério do Desenvolvimento Social
08.09.2015 | 18:26 | #servico-social
Professora participa de oficina no Ministério do Desenvolvimento Social
A professora do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Cristine Jaques Ribeiro, participou, nos dias 13 e 14 de agosto, da 3ª Oficina Técnica da Chamada CNPq/MDS nº 24/2013, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Cristine esteve em Brasília para apresentar os dados coletados na pesquisa oriunda do edital CNPq/MDS, da qual a UCPel faz parte.

O encontro reuniu todos os pesquisadores do país envolvidos no edital. Na UCPel, o trabalho analisa o Plano Camponês no município de Pelotas. O Plano Camponês nasce de uma demanda dos movimentos campesinos, em âmbito nacional.

Segundo a professora, a proposta, que busca fomentar a produção agroecológica, previa, aqui, a produção de alimentos por parte de uma cooperativa de assentados da reforma agrária de Piratini. Os alimentos seriam distribuídos à 612 famílias vinculadas ao Movimento dos Trabalhadores Desempregados. De acordo com a docente, pela ausência de um Conselho de Segurança Alimentar em Pelotas, que acolhesse e reconhecesse o cadastro dessas famílias, a proposta não pôde ir adiante. "Essas pessoas tiveram seu direito humano e social negado. Perdeu o agricultor, que iria receber o recurso, e as famílias que receberiam o alimento". A problemática foi discutida recentemente em um evento promovido pelo curso de Serviço Social da UCPel.

Esta é a terceira vez que a Universidade é representada nas oficinas técnicas do MDS. Jéssica Ávila e Nino Rafael Krüger foram os únicos alunos bolsistas de Iniciação Científica do país participando nos dois encontros anteriores.