/ Notícias / Professora do PPGPSDH da UCPel participa de evento do Governo Estadual sobre aprisionamento feminino
Professora do PPGPSDH da UCPel participa de evento do Governo Estadual sobre aprisionamento feminino
Professora do PPGPSDH da UCPel participa de evento do Governo Estadual sobre aprisionamento feminino

No dia 6 de março, no Memorial do Ministério Público, em Porto Alegre, acontece o evento em alusão ao dia internacional da mulher “Sobre Elas: Uma Análise do Aprisionamento Feminino no RS”. O encontro conta com a participação da docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)  (PPGPSDH/UCPel), Christiane Freire.


Um dos objetivos da atividade é lançar o aplicativo “BI Sobre Elas”, plataforma que traz dados detalhados sobre o encarceramento feminino no estado. É o primeiro BI estadual focado exclusivamente nas mulheres aprisionadas, fornecendo informações sobre tipos de crime, penas, regimes prisionais e perfis das detentas. Este lançamento é uma iniciativa conjunta da Secretaria do Sistema Penal e Socioeducativo (SUSEPE) e do Observatório Prisional.

Christiane, como pesquisadora e professora da UCPel, foi convidada para realizar uma análise dos dados apresentados no lançamento do BI. Ela trará sua experiência para entender e contextualizar os números apresentados, destacando a importância de uma abordagem mais individualizada e sensível às necessidades das mulheres encarceradas.

Além do lançamento do BI, o evento também contará com uma mesa de debates sobre o impacto das prisões provisórias femininas na sociedade gaúcha, onde a docente também participará como palestrante. Junto à discussão, estarão presentes o Secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a desembargadora Jane Maria Kohler Vidal, Representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Distrito Federal (SENAPEN). 

Com a expectativa alta para o evento, Christiane relata que o evento é uma conquista significativa no contexto do encarceramento feminino, uma questão que muitas vezes é negligenciada. “Nossa participação neste evento demonstra o compromisso da UCPel em contribuir para a construção de políticas públicas que visem reduzir as violações e condições degradantes enfrentadas por mulheres encarceradas", expõe. 

A docente também indica que o lançamento do BI Sobre Elas e os debates que vão acontecer durante o evento representam um marco importante na luta por uma justiça mais inclusiva e respeitosa para com as mulheres em situação de privação de liberdade.

redação: Nátalli Nott Bonow

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?