Vera Maria Ribeiro Nogueira, docente do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), participou da Comissão de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPG’s) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na área de Serviço Social. A Comissão é responsável pela avaliação trienal dos programas da área. Após esta avaliação, o relatório é apreciado pelo Comitê Científico da área, a quem compete a atribuição final da nota.
A prerrogativa de indicação dos integrantes da comissão é inteiramente da coordenação da área de Serviço Social. “Foi a primeira vez que fui convidada e serviu para entender a importância do processo e a preocupação efetiva da CAPES com a qualificação dos programas de pós-graduação”, conta a docente.
Segundo ela, um ponto que lhe pareceu relevante sobre a Comissão foi a possibilidade de apropriação dos questionamentos, por parte da CAPES, relativos à qualidade dos programas avaliados. Outro aspecto foi de poder adquirir um domínio maior dos conteúdos e verificar a importância de como preencher os formulários, a fim de evidenciar os aspectos positivos esperados pela CAPES.
A participação da professora é considerada um diferencial para o Programa da UCPel, pois amplia a visibilidade junto aos demais programas, além de evidenciar a confiança no quadro docente e destacar a qualidade do programa em âmbito nacional.