O artigo científico da professora do curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Maristela Menna Costa da Roza foi aceito pela organização do 13º Congresso de Contabilidade e Auditoria, que será realizado de 18 a 20 de maio na cidade do Porto, em Portugal. O evento proporcionará a discussão de assuntos de contabilidade e auditoria que podem afetar a forma e o conteúdo do relato financeiro das organizações.
O trabalho, cuja temática trata da “Dívida Ativa Tributária: Fotoimagem dos Controles de Gestão da Prefeitura de Pelotas”, tem por objetivo evidenciar os controles de gestão da dívida ativa tributária da prefeitura. Conforme a professora, foi feito um estudo de caso por meio de mapas estatísticos e financeiros da Secretaria Municipal da Receita (SMR). “Trata-se de uma pesquisa-ação de caráter descritivo, com abordagem quali-quantitativa. Utilizei entrevistas informais para chegar às conclusões sobre o controle dessa arrecadação fiscal”, explicou.
De acordo com Maristela, a pesquisa teve como fundamentos básicos quatro alavancas de controle de Simons. Um deles remete aos valores de núcleo, reportando-se ao estudo dos funcionários, sua visão e motivação sobre o trabalho desenvolvido na esfera pública. O outro refere-se aos riscos a serem evitados, ou seja, o sigilo exigido para a prestação do serviço. Outro fundamento fala sobre as incertezas estratégicas, que tratam sobre o cenário econômico e a aceitação do contribuinte, bem como a maneira com que a ideologia política interfere nessa questão. O último fundamento se refere às variáveis de desempenho críticas, que analisam o que está adequado e o que é passível de melhorias e mudanças.
Constatou-se que dezembro de 2005, considerado o primeiro mês após a implementação das novas diretrizes de gestão em apoio ao Serviço de Dívida Ativa, foi o período de maior arrecadação da Dívida Ativa do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), somando um total de cerca de R$ 319 mil. “Esse resultado mostra que é possível ter um trabalho científico direcionado a esses órgãos públicos, conseguindo eficiência de processo e eficácia nos resultados”, disse a professora, que enfatizou a satisfação em estar levando o nome da Universidade e a importância do curso para fora do país.