/ Notícias / Professora da URI ministra minicurso e mesa-redonda na UCPel
Professora da URI ministra minicurso e mesa-redonda na UCPel
No dia 11 de setembro, o Laboratório de Estudos em Análise do Discurso do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (LEAD/PPGL/UCPel) recebeu a professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Maria Thereza Veloso. A docente ministrou o minicurso Análise de Discurso e Cinema.

Durante a abordagem, Maria Thereza falou sobre a linguagem fílmica, retomando conceitos de linguagem de discurso de cinema, a partir da projeção de um fragmento de texto fílmico de uma obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar. “Com essa análise, vimos como o discurso se processa através do corpo das personagens”, disse.

Mesa-Redonda
Na noite anterior, a professora Maria Thereza havia participado de mais uma atividade do 1º Ciclo de Colóquios em Análise de Discurso – Edição 2015 – Teoria, Objeto e Gesto de Interpretação, também promovido pelo LEAD, com o tema Análise de Discurso e Literatura. Os debatedores foram o professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul) Gilnei Corrêa e Maria Mariana de Souza, da UCPel.