/ Notícias / Professora da UCPel recebe qualificação máxima em defesa de tese na Espanha
Professora da UCPel recebe qualificação máxima em defesa de tese na Espanha
16.03.2016 | 16:36 | #arquitetura-e-urbanismo
Professora da UCPel recebe qualificação máxima em defesa de tese na Espanha
A nota sobressalente "cum laude" foi recentemente conquistada pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professora Laura Zambrano, devido a apresentação de sua tese de doutorado na Universidade Pablo de Olavide, na cidade de Sevilha, Espanha. Intitulado El Centro Histórico de la Ciudad de Pelotas – Evolución Urbana y Gestion Actual, o estudo aborda a preservação patrimonial na cidade de Pelotas.

Em oito capítulos, o texto aponta como ocorreu a evolução histórica da cidade e analisa as intervenções realizadas através de Políticas Públicas de Preservação Patrimonial, utilizando como exemplo a execução do Programa Monumenta no centro histórico. “No trabalho mostro os bens culturais existentes em suas diferentes escalas, como o traçado da cidade, as quadras, o parcelamento urbano e os edifícios representativos dos séculos XIX e início do XX”, explica.

A tese disserta sobre a valoração patrimonial da área e poderá servir como um documento para a criação de novas políticas públicas na gestão patrimonial. “O poder público poderá utilizar essas informações como catálogo dos edifícios estudados”, comenta. O trabalho ainda apresenta uma metodologia para intervenção em bens culturais e reconhece os diferentes valores do patrimônio.

Ações para serem realizadas futuramente como forma de preservação do centro histórico também são contempladas no texto. Dentre algumas alternativas, estão valorizar os monumentos como parte de um contexto urbano, potencializar a cultura econômica dos bens patrimoniais buscando a sustentabilidade e manutenção, fortalecer os programas de educação patrimonial, estimular a participação da sociedade, dentre outras ações.

Mérito
Na Espanha a nota sobressalente "cum laude" é considerada a maior pontuação existente e só se aplica a doutorandos, que são avaliados através de voto secreto por uma banca (lá intitulada de tribunal). Os votos são individuais e devem ser unânimes para a tese receber a honraria.

O trabalho foi orientado pelos professores Sylvio Arnoldo Dick Jantzen da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Francisco Lobato Ollero, da Universidade Pablo de Olavide. O tribunal de avaliação foi composto pelos professores Graciela Viñuale, da Universidade Nacional de Mar del Plata, Fernando Quiles, da Universidade Pablo de Olavide e José Manuel Almansa, da Universidade de Jaén.

A apresentação da tese contou ainda com a presença do arquiteto referência mundial na área de patrimônio e professor em diversas universidades da Espanha, Itália, Portugal e países da América, Ramón Gutiérrez. Conforme Laura, no final de sua apresentação o docente comentou detalhes de seu trabalho e o avaliou como excelente.

Devido ao mérito do trabalho, a professora da UCPel ainda foi convidada para atuar na Universidade espanhola como professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Historia del Arte y Gestión Cultural en el Mundo Hispânico em 2017.